quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Salão'2012: Bem ao gosto do Brasil


Conceitos apresentados no Salão’2012 refletem a importância e a paixão do brasileiro por utilitários-esportivos. E sinalizam o que vem por aí...

Dividindo espaço com modelos conceituais já apresentados em outros salões mundo afora, três estudos do Salão’2012 demonstram, em especial, a importância do Brasil para os principais fabricantes do mundo. Das pranchetas de criação saíram propostas distintas, mas que alimentam o mesmo gosto por utilitários-esportivos, uma coqueluche verde-amarela que avança no segmento dos compactos. Pelo menos um deles está bem próximo de ir às ruas.

Nissan Extrem
A vibração, cor e emoção do Brasil foram elementos considerados pela Nissan na criação do Extrem. O crossover compacto 2+2 foi elaborado pelo centro de design da marca nos EUA em  parceria com designers brasileiros, onde também foi produzido. Alguns elementos de estilo poderão ser aproveitados em futuros carros da Nissan no país. “Criamos o Extrem para mostrar o quanto levamos a sério o Brasil”, sustenta o presidente da Nissan do Brasil, Christian Meunier. Marcado por linhas exóticas e nada comuns ao segmento, o carro também tem seu lado prático: enquanto a aplicação do sistema see-through (veja através) permite melhor visibilidade na coluna A junto ao para-brisa, as barras no teto possuem presilha para o transporte de carga. A plataforma é a V - a mesma do March e do Versa. Sob o capô guarda um motor 1.6 turbocharger de injeção direta. A cor é um laranja metálico chamado de solar córtex, em alusão à natureza do país. Rodas de liga leve aro 19 em duas camadas de cores e enormes caixas de roda destacam a aparência de robustez.


Renault DCross
Embora o Duster já não seja mais novidade, a Renault aproveita a mostra para potencializá-lo. O exercício de criatividade do Renault Design América Latina (RDAL) adiciona ao 4x4 de rua carroceria em duas cores (verde brilhante na dianteira e preta fosca na traseira), rodas diamantadas de 18 polegadas, barras de teto com o estepe acima e maior altura do solo. Por dentro, as mesmas cores da carroceria. O teto é forrado de preto. A cor verde aparece em detalhes nas molduras das saídas de ar, cintos de segurança, bancos e painel e a alavanca do freio de mão é tipo avião, em forma do número sete. O DCross também incorpora o navegador Media Nav, que a passa a ser oferecido como opcional no Logan e Sandero.


Volkswagen Taigun
O futuro utilitário-esportivo compacto da Volks também surge fazendo homenagem ao mercado brasileiro. Seguindo o conceito de desenho limpo da marca, apresenta dimensões compactas – são 3,86m de comprimento, 1,72m de largura e 2,47 de distância entreeixos – e, com uma carroceria próxima aos carros de produção, dá claros sinais de que poderá ser nacional já em 2014. Como por fora, o interior foi desenvolvido com base num estilo claro, nitidamente inspirado em smartphones e tablets. Há bom aproveitamento de espaço, embora a capacidade do porta-malas seja de 280 litros (rebatendo o banco traseiro, sobe para 987l). Controle eletrônico de estabilidade e rodas calçadas em pneus nas medidas 205/55 aro 17 reduzem o risco de derrapagem. O motor é o inédito 1.0 TSI (turbo com injeção direta de gasolina) de 110 cv, capaz de consumir uma média de 4,7 litros a cada 100 quilômetros. A aceleração até 100 km/h ocorre em 9,2 segundos e a máxima é de 186 km/h. Para extrair o máximo de desempenho, vem equipado com um câmbio manual de seis velocidades. O novo motor amplia a linha a gasolina de três cilindros da família EA211, que fará sua estreia no Brasil com o subcompacto Up!.



[saiba mais]:
Estudo da Troller sugere novo T4

Lado a lado com a linha 2013 do T4, a Troller – marca pertencente ao grupo Ford – expôe o conceito TR-X. Fruto no Centro de Design da marca do oval azul, o modelo exibe formas musculosas que sugerem como será a segunda geração do jipão. Com para-lamas mais altos, largos e imponentes, ele traz faróis e lanternas com LEDs (diodos emissores de luz). A cor verde fosca faz referência ao contato com a natureza, um dos preceitos levados a sério pelos troleiros, como são chamados os proprietários do modelo adepto das trilhas. "Buscamos criar um conceito que simbolizasse a essência da Troller", aponta o chefe de Design da Ford, João Marcos Ramos. O estande da marca também expõe três versões customizadas do T4: a Praia e a Acessórios, preparadas para mostrar as diversas possibilidades de personalização do utilitário (com itens como suporte para prancha, capa dos bancos em neoprene, engate traseiro e bagageiro Expedition) e o Troller Ben 10, com adesivagem especial voltada ao público infantil, fã do personagem de desenho animado.