segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOVAS MEDIDAS PARA ÔNIBUS



OS PASSAGEIROS AGRADECEM - A partir de 1º de julho todos os ônibus produzidos no Brasil terão de seguir novas medidas internas. O corredor deverá ter no mínimo 35 centímetros de largura; o espaço entre os bancos deverá ser de no mínimo 30 cm; os bancos simples terão 40 cm de largura; os bancos duplos terão 30 cm.

Também passam a ser obrigatórios dispositivo sonoso e visual para alerta em caso de incêncio no motor (algo muito comum nas metrópoles brasileiras...), duas saídas de emergência a mais no teto e faixas refletivas em todos os lados externos da carroceria -como nos caminhões. Os ônibus em circulação terão que se adaptar somente às faixas refletivas, a partir de primeiro de janeiro de 2010. Sem estas especificações, os veículos não poderão ser homologados e circular. (B.F.)

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ÁLCOOL AINDA COMPENSA EM MG

COMBUSTÍVEIS - Dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostram que o uso do álcool combustível (etanol) continua compensando em Minas Gerais. A diferença média de preços entre o derivado da cana-de-açucar e a gasolina é de 34%, aponta levantamento feito pelo site G1. O álcool é competitivo se custar até 70% do valor da gasolina. (B.F.)


NOVO UNO NA QUATRO RODAS

FLAGRA - A revista Quatro Rodas publicou em sua edição de Junho e em seu site o flagra que fiz do novo Fiat Uno, em Betim. Segundo a publicação, o novo compacto da Fiat dividirá sua plataforma com o italiano Panda. O projeto deve estar pronto até o final de 2009, mas sua chegada às lojas ainda é uma incógnita -pessoalmente, acho que ele chega em 2010. A Fiat não dorme em serviço... (B.F.)

PEDÁGIO MAIS CARO NA MG-050

AINDA MAIS CARO - A concessionária Nascentes das Gerais, que administra a MG-050 entre Juatuba e São Sebastião do Paraíso, vai reajustar as tarifas de pedágio a partir de 13 de junho. O valor por eixo passará de R$ 3,30 para R$ 3,50. A cobrança foi iniciada há menos de um ano, após algumas (poucas) melhorias, que não incluiam a duplicação -iniciada somente agora num trecho no início da rodovia.

Já disse aqui que sou a favor de pedágio, mesmo com a alta carga de impostos que o brasileiro paga. No entanto, para isso deve haver uma boa estrutura. E a MG-050 não mudou em quase nada: embora esteja bem sinalizada e com asfalto recapeado, a rodovia continua num contínuo gargalo, provocado pelo alto fluxo de caminhões e ausência de segundas faixas para ultrapassagens (entre Itaúna e Divinópolis, trecho de 40 km, o blog já constatou que não há).

Além disso há poucos carros de apoio operando no trecho, sendo raro vê-los. O 0800 também é um curinga, não havendo placas de sinalização para o serviço ao longo da MG. Se o meu pneu furar, como irei recorrer, sendo que paguei pelo uso da rodovia e dos seus serviços? (B.F.)