quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Com os pés no chão


Segunda geração do Mercedes-Benz Classe B chega mais esportiva e distante do estilo de minivan

O pontapé inicial da Mercedes-Benz na criação de uma nova família de carros compactos foi dado com o Classe A. A terceira geração do carro virou hatchback e em nada lembra o monovolume que, diante uma frustrada estratégia de vendas, acabou não vingando no Brasil no início da década passada. Com o novo Classe B, a marca alemã prossegue sua guinada por produtos mais atraentes neste promissor mercado, porta de entrada para jovens compradores. Em duas versões equipadas com motor 1.6 turbo de 156 cv (cavalos) e uma nova transmissão automática de sete velocidades e dupla embreagem, o modelo parte de R$ 115.900.

Sua plataforma faz parte da NGCC, nome dado à nova geração de compactos que também dará vida a um sedã inspirado no A um utilitário-esportivo. Graças ao reposicionamento do motor, agora mais à frente do eixo dianteiro, o Classe B evoluiu na distância entre-eixos e, por consequência, espaço interno. Outros aspectos importantes foram o rebaixamento do teto em quase cinco centímetros e a altura dos bancos em relação ao solo (menos 86 mm) para facilitar a entrada e saída dos passageiros.


Com as novas medidas, a minivan ficou com aparência dinâmica. O capô flui até a primeira coluna, acima dos faróis prolongados, e o teto desce suavemente até o spoiler traseiro. Atrás, ganho de área envidraçada com a tampa do porta-malas maior. A borda inferior da carroceria ostenta saias dinâmicas que, juntamente com os ressaltos laterais, adicionam um toque de esportividade. O resultado do conjunto é um coeficiente aerodinâmico reduzido, de 0,26 cx.

O painel de instrumentos tem acabamento em couro sintético, com três grandes saídas de ar arredondadas, ao centro, e tela digital. O volante também revestido de couro, com elemento cromado em prata no raio do meio, a instrumentação com quatro mostradores analógicos redondos e ponteiros suspensos na posição seis horas, além dos bancos com costuras contrastantes, enfatizam a nova personalidade. Atendendo a pedidos de clientes, a posição dos assentos ficou mais ereta. Ao mesmo tempo, o espaço para a cabeça foi melhorado. Com espaço livre de 1.047 mm na frente e 976 mm de espaço para as pernas no banco traseiro, a nova Classe B se aproxima do habitáculo dos sedãs E e S. No porta-malas há espaço para 488 litros de bagagem.


O motor 1.6 a gasolina de quatro cilindros é inteiramente novo. Alimentado pelo sistema de injeção direta de terceira geração da Mercedes-Benz, foi projetado tanto para instalação transversal quanto longitudinal. No B200 Turbo é capaz de acelerar até 100 km/h em torno de 8,4 segundos e alcançar uma máxima de 220 km/h.

Câmbio versátil
Tão importante quando o desenvolvimento da nova unidade de força foi a aplicação da transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT. Extremamente compacta, graças às sete marchas, ela faz as trocas de marchas sem trancos, combinando o conforto de uma transmissão automática com a eficiência de uma manual – as trocas também podem ser feitas por meio de borboletas localizadas junto ao volante. No modo automático, a tradicional alavanca de marchas foi substituída pelo sistema Direct Select, que permite a operação de funções por meio de uma haste posicionada atrás do volante. A solução, em conjunto com a adoção de freio de estacionamento com acionamento elétrico, libera uma grande área no console central, convertida em porta-objetos, aumentando a versatilidade da minivan.


Três recursos permitiram um incremento no desempenho sem comprometer a estabilidade ou o conforto: o centro de gravidade mais baixo, a nova suspensão traseira independente com quatro braços e a última geração do ESP, programa eletrônico de estabilidade. Outro importante avanço na segurança é o Attention Assist, que detecta mudanças de comportamento do condutor possivelmente causadas por sonolência e sugere uma parada para descanso. Também de série é o aviso eletrônico da eventual perda de pressão dos pneus.

O lado familiar é reforçado pela presença do sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis. Para facilitar nas balizas há ainda o Active Park Assist, auxiliar de estacionamento que possibilita sair da vaga também automaticamente, caso tenha entrado na vaga com o assistente. Facilidades para nenhuma mamãe motorista de monovolume botar defeito.


[saiba mais]
Ficha técnica
Mercedes-Benz Classe B 2013


Motor – Quatro cilindros em linha, 1.595 cm³, a gasolina, com turbo e injeção direta de combustível; potência de 156 cv a 5.300 rpm
Transmissão – Automática de sete velocidades
Aceleração até 100 km/h – 8,4 segundos
Máxima – 220 km/h (limitada eletronicamente)
Direção – Assistência elétrica
Dimensões – 4,35 metros de comprimento; 2,01m de largura; 1,55m de altura
Porta-malas – Não informado

Equipamentos de série
B 200 Turbo (R$ 115.900)   
Acabamento do forro do teto cinza
Áudio 20
Ar condicionado Thermatic   
Moldura com acabamento matrix
Pacote de iluminação   
Pneus Run Flat   
Rodas aro 16
Tempomat   
Volante multifuncional com shift paddles   

B 200 Turbo Sport (R$ 129.900)   
Acabamento do forro do teto cinza
Active Park Assist   
Áudio 20
Ar condicionado Thermatic   
Bancos de couro sintético ártico   
Discos de freio perfurados com pinças em cinza e logotipo Mercedes-Benz
Faróis bi-xenônio com LEDs   
Moldura com acabamento colméia
Pacote de iluminação   
Pacote Sport   
Pacote Night
Pneus Run Flat   
Rodas aro 18
Suspensão Avantgarde   
Tempomat   
Volante multifuncional com shift paddles

Um comentário:

Débora Soares disse...

O carro está muito superior ao anterior! Eu tive o Classe A e agora estou gostando muito desse modelo. Meu marido diz que é carro para mulher. Eu só sei que quero um carro com pneus run flat, agora!