segunda-feira, 23 de abril de 2012

Corpinho brasileiro mundo afora


Pela primeira vez, Ford exibe o novo EcoSport em detalhes. Criado a partir do Centro de Desenvolvimento de Camaçari, jipinho foi apresentado simultaneamente no Brasil e China.

Quando o EcoSport foi lançado em 2003, a ideia da Ford era preencher uma lacuna: a de utilitários-esportivos compactos produzidos no Brasil. Sozinho no mercado, bonito e prático, o jipinho acabou se tornando um sucesso de vendas, mas quase 10 anos depois já era mais do que preciso uma boa reforma na carroceria de traços retilíneos. Eis que a arrojada segunda geração –nitidamente inspirada no New Fiesta – surge global. Depois de ter sido exibido em forma de carro conceito, o modelo aparece agora de corpo inteiro na versão topo de linha 2.0 Titanium, simultaneamente no Brasil, e na China, onde foram anunciados planos para sua produção local no Salão de Beijing.

Além de Camaçari (BA) e Chongqing, na China, o novo EcoSport também será produzido em Chennai, na Índia, e vendido em cerca de 100 outros mercados. Ele faz parte da nova família de carros compactos da Ford, que somarão uma capacidade de produção anual de 2 milhões de unidades até 2015.
“O novo EcoSport foi projetado e desenvolvido especificamente para os consumidores dos mercados emergentes mundiais, usando a experiência global de engenharia da Ford em utilitários esportivos”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global, Raj Nair.


O musculoso desenho segue o estilo Kinetic adotado pela marca do oval azul nos últimos lançamentos. Mas a imponência frontal será marca registrada do novo EcoSport. Uma ampla grade trapezoidal vem ladeada pelos faróis afilados, em conjunto com um pequeno capô. As caixas das rodas salientes e a linha de cintura alta da carroceria reforçam a proposta de robustez. Na traseira, a presença do estepe fixado sobre a tampa do porta-malas é proposital: trata-se de uma preferência do público consumidor.

A concepção foi liderada pelo Centro de Desenvolvimento do Produto em Camaçari, um dos oito centros globais de criação da Ford e um dos mais especializados em compactos.

E o conteúdo?
Exibida na cor Mars Red, a versão 2.0 Titanium se diferencia das demais, no Brasil, pela grade dianteira cromada e rodas de alumínio aro 16. O painel é igualmente arrojado, de linhas curvas, acabamento em tons de preto, bege e muitos cromados distribuídos entre a instrumentação, saídas de ar e console central. O navegador fica localizado numa pequena tela acima dos comandos de rádio e ar-condicionado. Bancos são de couro, e airbags frontais serão de série, juntamente com freios ABS (os dois últimos obrigatórios a partir de 2014), controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa e sensor de estacionamento. Entre os opcionais estão airbags laterais do tipo cortina.


Presença na China
O novo EcoSport também tem papel importante para a Ford na China, nação em que a marca planeja crescer em vendas com o lançamento de 15 novos modelos até 2015. O jipinho de DNA brasileiro é o segundo deles. Atualmente, a joint-venture Changan Ford Mazda Automobile (CFMA) está construindo uma segunda fábrica de motores com investimento de US$ 500 milhões, que vai mais que dobrar a sua capacidade de produção para 750 mil motores/ano. Uma nova fábrica de transmissões, com investimento de US$ 350 milhões, também está em andamento. Os valores elevam o investimento da joint-venture na China a um total de US$ 3,5 bilhões.

CRF 150F é voltada aos iniciantes do fora-de-estrada


Pensando em oferecer uma motocicleta própria para iniciantes nas trilhas, a Honda lança a 150F – a mais nova caçula da família fora-de-estrada CRF. Produzido na fábrica de Manaus (AM), o modelo segue o estilo das irmãs maiores, com motor OHC de 149,2 cm3, chassi de berço semi-duplo e suspensão de longo, ao preço sugerido de R$ 8.690.

O visual é simples e puramente funcional. O assento é estreito, buscando facilitar a movimentação do piloto. Na dianteira os pneus vem na medida 70/100-19, enquanto na traseira é 90/100-16. A distância da pedaleira com relação ao guidão favorece uma pilotagem com postura confortável. Além disso, a distância de 257 mm do solo permite que se transponha obstáculos sem medo.


O peso a seco é de apenas 101 kg e há boa autonomia no tanque de combustível, com capacidade de 7,2 litros (incluindo 1,6l de reserva).

Para o uso fora-de-estrada, a Honda aplicou ao modelo uma configuração de chassi com berço semiduplo, que se destaca pela maleabilidade e resistência, facilitando a execução das manobras na terra.

Outro diferencial da CRF 150F é a suspensão. A dianteira é do tipo garfo telescópio, com 230 mm. Já a traseira Pro-Link vem equipada com braço oscilante, de 227 mm de curso. Em conjunto com a suspensão, o ângulo de cáster proporciona melhor dirigibilidade e facilita o controle da motocicleta. Freios são a disco com 240 mm na roda dianteira e a tambor, com 110 mm, atrás.


Carburada
Protegido por cárter, o motor monocilíndrico de 149,2 cm3, quatro tempos, arrefecido a ar, gera potência de 14 cv (cavalos) a 8.500 rpm e torque de 1,33 kgfm a 6.500 rpm. A alimentação é feita por carburador, com diâmetro de venturi de 22,26 mm. O câmbio de cinco velocidades assegura a troca de marchas de forma suave e precisa, garante o fabricante. A bateria selada de 12 V- 4h dispensa manutenção periódica.

Disponível na cor vermelha, a motocicleta tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem.