terça-feira, 29 de novembro de 2011

Celta, Classic e Uno vão mal em teste do LatinNCap


Três dos carros mais vendidos do Brasil, os Chevrolet Celta e Classic, e o Fiat Uno, tiveram notas alarmantes na segunda etapa dos testes de segurança veicular do LatinNCap. Os resultados do crash-test a 64 km/h realizado pelo instituto uruguaio foram anunciados na quinta-feira (24). Entre os avaliados – que receberam notas de 1 a 5 de acordo com a segurança proporcionada aos ocupantes – o Classic foi o pior, alcançando somente uma estrela para adultos e crianças. Celta e Uno aparecem em seguida, com uma estrela para os passageiros dos bancos da frente e duas para os pequenos que se sentam atrás.


Chevrolet Cruze e Ford Focus tiveram a melhor média, obtendo quatro estrelas para adultos e três para crianças. Mas o Cruze avaliado é um modelo coreano e não brasileiro. Assim como Nissan March e Tiida com duplo airbag, os carros médios tiveram os seus testes custeados pelos fabricantes. Para garantir a imparcialidade, o LatinNCap adquiriu os veículos.

Diferenças estruturais ainda foram identificadas entre o Cruze nacional e coreano, o Focus argentino e europeu, e principalmente, entre March e Micra (como é chamado o modelo no mercado do velho continente). Na Europa, o compacto da Nissan alcançou quatro estrelas, o que para o secretário geral do GlobalNCap, David Ward, pode ter ocorrido por conta de diferenças na qualidade do material e detalhes do design.


O executivo alertou ainda que os carros vendidos na América Latina estão atrasados 20 anos em relação aos modelos norte-americanos e europeus. A falta de uma normatização local em relação à segurança é um dos principais fatores.

[saiba mais]
Veja o resultado completo do crash-test:

Chevrolet Celta: 1 estrela adultos, 2 estrelas crianças
Chevrolet Classic: 1 estrela adultos, 1 estrela crianças
Chevrolet Cruze (com dois airbags): 4 estrelas adultos, 3 estrelas crianças
Fiat Uno: 1 estrelas adultos, 2 estrelas crianças
Ford Focus (dois airbags): 4 estrelas adultos, 3 estrelas crianças
Ford Ka: 1 estrela adultos, 3 estrelas crianças
Nissan March (dois airbags): 2 estrelas adultos, 1 estrela crianças
Nissan Tiida (um airbag): 3 estrelas adultos, 1 estrela crianças
Nissan Tiida (dois airbags): 4 estrelas adultos, 1 estrela crianças

Kombi alcança 1.500.000° unidade produzida


A velha senhora Kombi, da Volkswagen, chegou à marca de 1.500.000 unidades produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Desde que foi lançada no Brasil, em 1957, a perua passou por leves mudanças, mas sempre vendeu bem graças aos atributos de robustez, baixo de custo de manutenção e amplo espaço interno. Hoje, ela responde por 3,3% do segmento de comerciais leves, nas versões Standard (9 passageiros), Furgão, Lotação (12) e Escolar (15), todas equipadas com motor 1.4 flex de 78/80 cv (cavalos). O que significa que deixará o mercado órfão quando sair de linha em 2014 – a Volkswagen já adiantou que não há como adequar a Kombi à legislação que exigirá airbags e freios ABS em 30% das unidades produzidas.

Peugeot divulga 308 argentino, flagrado por leitor


Depois de anunciar a produção do 208 no Brasil, em 2013, a Peugeot divulgou as primeiras imagens do 308 argentino, à venda no país no primeiro semestre do próximo ano. O hatchback produzido na Europa desde 2008 virá reestilizado, com luzes de LED e teto-solar panorâmico. A exemplo do sedã 408 terá diferenciação estética no capô, onde o logotipo frontal da marca é aplicado sem o contorno cromado. Os atuais motores 1.6 e 2.0 do 307, deverão ser mantidos, somando-se ao 1.6 turbo que equipa o crossover 3008.


Enquanto não chega às concessionárias, o 308 foi flagrado pelo leitor Diego Almeida no Rio de Janeiro sem quaisquer disfarce, o que indica a proximidade do lançamento.