quarta-feira, 17 de março de 2010

Palmas para a Kombi - Simples e robusto, utilitário da Volkswagen completa 60 anos de história


De transporte de cargas ao carro de final de semana da família, a Kombi já serviu a diferentes tipos de uso ao redor do mundo. Uma história que completa 60 anos desde que a primeira unidade, equipada com motor 1.1, refrigerado a ar, foi produzida na Alemanha. No Brasil, o utilitário foi o primeiro carro produzido pela Volkswagen, em 1957, dois anos antes do Fusca.

O sucesso, no entanto, está atrelado à robustez da construção monobloco, sem chassi, suspensão independente com barras de torça e motorização boxer, que em algumas unidades supera em muito a durabilidade de demais partes da carroceria.


Se no início a potência era pequena, somente 25 cv (cavalos) capazes de movê-la a até 98 km/h, hoje o modelo é sinônimo de modernidade. A atual geração, denominada Transporter nos mercados europeu e norte-americano, pode vir com propulsor 2.0 turbodiesel de 180 cv e atinge 190 km/h.

Concurso cultural
Para comemorar a data a Volkswagen criou um concurso que reúne histórias de quem já teve, viajou ou dirigiu o modelo. Para participar basta entrar no site www.kombi60anos.com.br e se cadastrar até 14 de abril. O ganhador terá ser relato divulgado em campanha publicitária e irá levar para garagem uma Kombi zero quilômetro.



NO BRASIL
A cronologia histórica da nossa “velha senhora”

1950 - Lançada na Alemanha, começa a ser importada ao Brasil pelo grupo Brasmotor (dono da marca Brastemp)
1953 - Início da montagem em CKD (Completely Knocked Down), com peças importadas
1957 - Em 2 de setembro é produzida a primeira unidade nacional, com motor de 1.200 cm³
1967 - O propulsor inicial é substituído por um de 1.500 cm³
1976 - Primeira reestilização, acompanhada de um novo motor de 1.600 cm³
1981 - Início das vendas do modelo equipado com motor 1.5 Diesel, oriundo do Passat de exportação. As lanternas ganham setas na cor laranja (antes eram vermelhas)
1982 - Chega às lojas a pick-up cabine dupla
1997 - Segunda reestilização, com adoção de porta lateral corrediça e injeção eletrônica. A carroceria é semelhante a utilizada entre 1967 e 1974 na Europa e EUA
2000 - Último ano de produção da versão pick-up, ainda com carroceria antiga
2006 - Para se adequar à legislação anti-poluição, o tradicional motor 1.600 cm³ refrigerado a ar dá lugar a um novo propulsor 1.4 refrigerado a água. O radiador exige a aplicação de uma grade dianteira
2009 - O brake-light (terceira luz de freio) é adotado na traseira e a grade ganha novas aletas

Variant muda antes que o Jetta sedã no Brasil; Perua reestilizada será apresentada dia 22

Na Europa, a Jetta Variant é vendida como derivado do Golf. Talvez isso explique o fato do modelo reestilizado da perua começar a ser vendido antes que o próprio sedã no mercado brasileiro. Ambos são produzidos no México e ainda derivam da quinta geração do médio. Porém, as mudanças da carroceria familiar se concentram na parte dianteira, que passa a ter um conjunto ótico bem parecido ao do Golf VI.

Vale lembrar que para os EUA a Volkswagen planeja um sedã totalmente novo, derivado do carro conceito NCC, revelado durante o último Salão de Detroit. A apresentação da perua à imprensa será na noite da próxima segunda-feira (22), no espaço Volkswagen Haus, em São Paulo, seguida de test-drive até Vinhedo (interior paulista) na manhã de terça-feira.

Série especial Sandero Vibe volta a ser vendida com discretas alterações de estilo


Depois do Scénic Kids, a Renault reedita a série especial Sandero Vibe. Vendida por R$ 38.590, ganhou mudanças nos frisos das portas, antes na cor cinza e agora pretos, instrumentação do painel, com anéis cromados no conta-giros e velocímetro, e a estreia da cor Vermelho Fogo. Faróis com mascara cinza, rodas de liga-leve aro 15 em tom grafite e rádio CD MP3 compõem o estilo esportivo. O fabricante pretende vender 2.600 unidades até maio, um aumento de 30% no volume comparado à primeira edição.


 

 

Nissan convoca 10.624 unidades da picape Frontier

Outra convocação, da, Nissan, envolve 10.624 unidades de Frontier produzidas entre 2008 e 2010. Há risco de problemas na junção da coluna com a caixa de direção, que pode se soltar e causar perda de controle da picape. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800-011-1090 ou no site www.nissan.com.br.

Toyota traz do Japão novo motor 2.0 16v para o Corolla; Preços partem de R$ 75.830 para a versão XEi


A Toyota importa do Japão um novo motor 2.0 16v flex, sem relação com o já existente 1.8 16v, para o Corolla. Nas versões XEi (R$ 75.830) e Altis (R$ 89.160), vem associado a um inédito câmbio automático, ainda de quatro velocidades, mas com comandos do tipo borboleta no volante, como no concorrente Honda Civic. A potência é de 142 cv (cavalos) e 153 cv, com gasolina e etanol, na ordem. O objetivo da marca é atrair um público jovem ao sedã médio, hoje com fama de “carro de tiozão”.

Recall dos cubos de rodas do Stilo começou hoje

Depois de ter sido obrigada pelo Ministério da Justiça a fazer o recall dos cubos de rodas traseiras do Stilo, a Fiat anuncia o início do atendimento aos proprietários do modelo. Ao todo 52.474 veículos fabricados entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010, sem freios ABS, terão as peças de ferro fundido trocadas por outras de aço forjado e importadas da Itália. O serviço pode ser agendado por meio do telefone 0800-707-1000, no site www.fiat.com.br ou numa concessionária.

Classic reestilizado será lançado dia 5 de abril


A linha 2011 do Chevrolet Classic, que passará por mudanças no conjunto ótico dianteiro, traseiro e no interior, será apresentada à imprensa no próximo dia 5, em Guarulhos (SP). Durante o evento, os jornalistas poderão dirigir o carro até o Complexo Industrial Automotivo de São José dos Campos. Inspirado no sedã que deixou de ser produzido na China há poucos meses, o modelo nacional passa por sua primeira grande reestilização em quase 15 anos.