quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Captiva ganha novas rodas e cores na linha 2010



À venda há semanas, inclusive em Divinópolis, conforme noticiou Motorgerais, somente nesta semana a linha 2010 do Chevrolet Captiva foi anunciada oficialmente pelo fabricante. As alterações ficam por conta dos bancos de couro, agora de série, e rodas de liga-leve de 17 polegadas com novo desenho, na versão V6. A opção topo de linha também ganha a cor Branco Ice no catálogo. Para a versão 2.4 Ecotec há somente a cor Cinza Cyber de novidade. Os preços variam de R$ 86.900, na 2.4, a R$ 100.139 na V6 com tração 4x2 e R$ 105.758 na V6 4x4. 


Mercedes-Benz Classe E e GLK, ambos à venda no Brasil, estão entre os mais seguros avaliados pelo Euro NCAP



Na Europa, segurança veicular é levada a sério, muito sério. Para tanto, existe o Euro NCap, instituição dedicada a mostrar quais são os modelos mais seguros à venda por meio de rígidos testes. Em sua última avaliação, que incluiu 12 carros, o destaque foi para o Chevrolet Cruze, cotado para substituir o Vectra nacional em 2011. O sedã recebeu cinco estrelas, mesma pontuação obtida pelos utilitários BMW X1, previsto para desembarcar aqui em 2010 (e que ficou em primeiro lugar), e os Mercedes-Benz Classe E e GLK, já comercializados no país. Outros carros que tiveram pontuação alta e serão vendidos no Brasil a partir do próximo ano são o compacto Citroën DS3 e o Peugeot 5008.


Governo prorroga desconto de IPI para carros flex até março de 2010



O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira (24) a prorrogação das alíquotas reduzidas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros flexíveis em combustíveis. Modelos equipados com motor 1.0 terão a alíquota de 3% mantida até 31 de março de 2010, ante o percentual de 7%, que voltaria de forma gradual, até janeiro do próximo ano. Para os modelos de propulsor até 2.0, o imposto continua em 7,5% até o final de março - a previsão anterior era de que o percentual de 11% voltaria, também gradualmente, até janeiro. Veículos equipados com propulsor a gasolina, de qualquer cilindrada, continuam com a elevação gradual do imposto.

Para Mantega, a prorrogação é importante para o setor, que é um grande empregador e tem investimentos significativos no país. O Ministro também declarou que irá incentivar a produção de veículos menos poluentes por meio de um estudo, cujo primeiro relatório será anunciado também em 31 de março. Outra novidade será o selo de consumo que o Inmetro e o Ministério do Desenvolvimento estão desenvolvendo para avaliar os carros segundo o gasto de combustível. “Será um mecanismo útil para medidas do governo”, afirmou o Ministro.

Mais poluidores
Em setembro deste ano o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama divulgaram o ranking “Nota Verde”, que avaliou a poluição emitida por diversos modelos nacionais. Os movidos a álcool encabeçaram a lista. Embora o Governo os considere mais limpos, e por isso prorrogou o IPI, os carros movidos pelo combustível derivado da cana-de-açúcar (incluindo alguns flex) estão em oito das 15 piores posições da lista.

Conforme já publicado por Motorgerais, foram avaliados 251 veículos leves produzidos em 2008. Os flex tiveram avaliações diferentes, para gasolina e álcool. A melhor nota foi dada ao Ford Focus 2.0, a gasolina. Os Chevrolet Meriva 1.8 e Corsa 1.4, ambos a gasolina, foram os piores classificados, seguidos de outros quatro modelos testados com álcool no tanque: Peugeot 307 Sedan 1.6, Citroën Xsara Picasso 1.6, Citroën C3 1.4 e Renault Scénic 1.6. A partir de 2014 novos limites de emissão de poluentes entrarão em vigor no Brasil.

Caminhões
O Governo Federal também manteve a alíquota zero do imposto para caminhões novos até janeiro de 2010. As medidas acompanham o que ocorreu no setor de eletromésticos, que teve maior redução de IPI para equipamentos que consomem menos energia.