segunda-feira, 28 de maio de 2012

Proteste avalia segurança de oito cadeirinhas infantis


Depois de avaliar o cinto de segurança dos dez principais carros hatches à venda no Brasil, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste, voltou seus especialistas para oito marcas de cadeirinhas infantis, obrigatórias desde junho de 2010. E o resultado para quem transporta crianças de até 18kg no carro é de alerta. Durante os testes de colisão algumas cadeirinhas se soltaram do banco, podendo causar danos às crianças, embora o uso de equipamento proteja mais do que se não fosse usado.

O teste avaliou as cadeirinhas Chicco Key 12x-Plus, Maxi Cosi Priori SPS, Peg Perego Viaggio Uno, Infanti Savile Plus, Galzerano Orion Master 8110, Voyage Cadeira para Auto, Hercules Voyage e Lenox Kinder.

Foram simulados impactos frontais a 64 km por hora e laterais a 28 km por hora para analisar o desempenho das cadeirinhas durante a batida.

A Chicco (acima) foi a melhor no teste de impacto frontal, ao contrário da Lenox, que  possibilita que a criança se desloque, podendo causar sérios danos. No teste de colisão lateral, a Maxi Cosi protegeu bem a cabeça da criança, enquanto a Infanti (abaixo) permitiu contato da cabeça da criança com a estrutura da porta, o que causaria danos permanentes em caso de acidente com velocidade superior.


Contrariando o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as marcas Chicco e Maxi Cosi têm manual de instruções em português de Portugal, o que pode causar problemas no uso. A cadeirinha Galzerano traz além das informações de instalação, um guia rápido com esquemas claros e uma ampla rede credenciada para assistência técnica. Em contrapartida, o produto só oferece quaro meses de garantia, enquanto a Maxi Cosi oferece dois anos.

Os equipamentos são, em geral, fáceis de instalar e usar. A Peg Perego tem regulagem simples, com diversos ajustes e foi considerada pela Proteste a de mais simples utilização. O equipamento da marca Chicco foi considerado a melhor opção de compra para os consumidores. Além de ser o mais seguro no teste de impacto frontal, foi o mais confortável para as crianças.

Os resultados dos testes foram enviados ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A associação solicitou um regulamento mais rigoroso para certificação, que passe a incluir o teste de impacto lateral, para que os brasileiros tenham à disposição cadeirinhas tão seguras quanto os modelos vendidos na Europa.

[saiba mais]
Na internet:

O teste completo está disponível para leitura no site www.proteste.org.br.

301: o sedã folgado da Peugeot


Esqueça a nomenclatura sempre terminando em 8. A partir de agora, os Peugeot também serão conhecidos pelo número 1. E o primeiro carro dessa nova fase é um sedã compacto bem diferente do que se via na gama do fabricante até então. Medindo 4,44 metros de comprimento e 2,65m de distância entre-eixos, o 301 foi pensado para oferecer o máximo de espaço interno – tendência coincidentemente lançada por outra francesa: a Renault, com o (Dacia) Logan.

O 301 será apresentado mundialmente no Salão de Paris, em setembro. De início, sua produção será na fábrica de Vigo, na Espanha, mas as vendas serão estendida a outros mercados. Em novembro, elas começam na Turquia, depois em mercados da Europa Central e Oriental, Rússia, Ucrânia, Grécia, Magreb, Oriente Médio, países do Golfo, países africanos e alguns mercados da América Latina, o que inclui o Brasil. No país, o novo Peugeot certamente substituirá o 207 Passion em 2014, quando poderá ser produzido em Porto Real (RJ) um ano após a chegada do totalmente novo 208.


O estilo mais quadrado lembra muito o Chevrolet Cobalt quando visualizado de perfil. Na frente, a inspiração para os faróis parece ter vindo do Ford Focus.

A vasta lista de equipamentos é outro referencial do três volumes. Ele virá com ar-condicionado automático, assistência para frenagem de urgência, controle eletrônico de estabilidade e sistema Isofix, itens comuns a carros médios, além de quatro airbags, rádio CD MP3 e sensor de estacionamento traseiro.

Serão três as ofertas de motores no mercado europeu. A linha começa com um 1.2 de 72 cv (cavalos), passa por um 1.6 de 92 cv e termina no 1.6 de 115 cv. O câmbio é manual ou automatizado.