terça-feira, 24 de abril de 2012

Q3, da Audi, estreia em premiação de polo


Previsto para chegar às concessionárias do Brasil em maio, o Audi Q3 estreia na Audi São José Polo Awards – evento que premiará e homenageará, em São Paulo, os incentivadores do esporte em 2011. No estilo, o modelo é claramente inspirado na família Audi. Ele tem 4,39 metros de comprimento, 1,83m de largura, 1,60m de altura e porta-malas com capacidade que vai de 460 à 1.365 litros com os bancos traseiro rebatidos.

Serão duas as versões do utilitário-esportivo fabricado em Martorell, Espanha: 2.0 turbo FSI de 170 cv, motor à venda pela primeira vez no país, e de 211 cv. A transmissão é a automática de sete velocidades S-tronic, que oferece opção de trocas por meio de borboletas no volante. Entre os recursos, destaque para o Audi Music Interface (AMI), interface que integra tocadores de mídia portáteis e mídias USB ao sistema de entretenimento do veículo e navegador.

Vencedora no Brasil, equipe da UFMG leva avião compactado para competição nos EUA


Quatro equipes universitárias brasileiras – entre elas uma mineira– disputam a SAE Aero Design East Competition, de 27 a 29 de abril, em Marieta, nos EUA. A competição de aviões radiocontrolados em escala reduzida reúne 75 equipes formadas por estudantes de instituições de ensino superior das Américas e da Europa. O Brasil será representado em três categorias: Regular, Micro e Avançada.

Pela Classe Regular entram em ação a equipe Uai, Sô! Fly!!! da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Aerofeg, da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) de Guaratinguetá. Na Classe Avançada, o Brasil terá a equipe Leviatã, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São Paulo, enquanto na classe Micro, quem vai competir é a Taperá Baby, do Instituto Federal Educacional de Ciências e Tecnologia de São Paulo, campus Salto. As equipes foram selecionadas por somarem as melhores pontuações na 13ª Competição SAE Brasil Aero Design, em outubro de 2011, em São José dos Campos (SP).

Projeto da equipe Aerofeg

Por conta das mudanças no regulamento deste ano pela SAE International, a equipe Uai, Sô! Fly!!! – formada por 11 estudantes – projetou um avião totalmente diferente daquele que venceu a competição nacional em 2011. O aeromodelo pesa cerca de 3,5 kg e pode transportar cargas de até 19 kg. Os estudantes utilizaram uma estrutura do tipo sanduíche, leve e resistente, composta por duas madeiras finas que envolvem um camada de aramida. “Estamos tentando manter a mesma qualidade da equipe que venceu a competição nacional para representar bem o Brasil”, explica o aluno do 9º período de Engenharia Mecânica da UFMG, Estevão Magalhães Fonseca.

O Brasil acumula histórico de títulos na competição norte-americana: foram cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Avançada e um primeiro lugar na Classe Micro.