terça-feira, 3 de abril de 2012

Nova área de engenharia da Ford avalia áudio dos carros


O sistema de som dos carros é o tema da mais nova área de engenharia da Ford. Criada para estudar o áudio de modelos globais como os novos EcoSport, Fusion e Ranger, a pesquisa já rendeu resultados que serão aplicados inicialmente nos EUA. “Buscamos um áudio que soe natural, como se você estivesse ouvindo música num teatro, e não dentro do carro. Pesquisamos, por exemplo, o que existe em comum em diferentes sons como o produzido pelo amplificador valvulado de Stevie Ray Vaughan, o estalo dos lábios de Suzanne Vega e a voz de Rihanna”, explica a engenheira de desenvolvimento, Christine Templin.

O trabalho envolve dois aspectos: a parte objetiva, monitorando ondas sonoras em laptops conectados aos alto-falantes do veículo, e a parte subjetiva, usando os ouvidos para aperfeiçoar a qualidade do sistema.

Frontier e Pathfinder são convocados para recall em chicote elétrico

Pela segunda vez no ano, a picape Frontier é convocada pela Nissan para recall, desta vez acompanhada do utilitário-esportivo Pathfinder. A razão é um problema no chicote dos comandos de ajuste elétrico do banco do motorista, que pode não funcionar ou ser acionado involuntariamente. O recall envolve 206 unidades da picape e 577 do utilitário, todas importadas da Espanha entre 2006 a 2009. Durante o serviço, o chicote será checado e, em caso de necessidade, trocado. No recall anterior da Frontier – anunciado em fevereiro – o problema estava nos parafusos da coluna de direção e da trava do capô.

Vazam primeiras imagens do Chevrolet Enjoy


Primeiro ele foi lançado nos EUA como Buick Encore. Depois surgiu na Europa sob as marcas Opel e Vauxhall e o exótico nome Mokka. Agora o novo utilitário-esportivo compacto global da General Motors aparece na web sob a roupagem Chevrolet que dará vida a versão brasileira. O nome do jipinho ainda não foi confirmado, mas outros blogs garantem que será Enjoy – nomenclatura que, inclusive, já foi registrada pela marca da gravata dourada no país. As primeiras imagens foram publicadas pela revista francesa Automobile Magazine, que as descobriu no escritório europeu de patentes.

Menor em tamanho e peso que o mexicano Captiva, o modelo finalmente posicionará a marca contra Ford EcoSport e Renault Duster, mas também poderá brigar em preço com rivais maiores como Honda CR-V. O motor certamente será o 1.8 16v Ecotec já aplicado ao Cruze e a faixa de preço, estima-se, seja de R$ 60 a R$ 80 mil. Especulações a parte, o mais provável é que o Enjoy debute durante o Salão do Automóvel de Pequim, em abril. Quem sabe ele também não apareça no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.