domingo, 21 de março de 2010

Novo Uno "zebrado" é flagrado em teste, enquanto catálogo direcionado as concessionárias vaza na web


Não há mais o que desvendar sobre o novo Uno. Detalhes do carro (também conhecido como Projeto 327) foram revelados em um catálogo divulgado pelo Pit Stop Brasil. Segundo o blog, as informações foram publicadas por um consultor de uma concessionária Fiat em um site de relacionamentos. Também nesta semana, Motorgerais conseguiu flagrar unidades com camuflagem "zebrada", usada para dificultar a percepção das formas da carroceria. O carro será apresentado à imprensa em 14 de maio, no hotel IberoStar, na Praia do Forte, em Salvador (BA).


De início será ofertada somente a carroceria quatro portas nas versões 1.0 Vivace e Way, e 1.4 Attractive e Way. A primeira, de entrada, virá com pára-choques sem pintura, relógio digital, dois porta-copos, pneus 165/70 e rodas aro 13. O preço deverá ser cerca de R$ 28 mil, entre Mille e Palio. A versão intermediária Attractive trará acabamento estilizado, para-choque na cor do carro e rodas 14. Disponível nas duas opções de motor, a Way mantém a proposta aventureira do Mille por meio de para-lamas de plástico, pneus de uso misto e rack de teto, mas terá novidades como faróis de máscara negra.


Dimensões maiores
Airbag duplo, ar-condicionado, freios ABS e rádio CD MP3 serão opcionais em todas as versões. Desenho das rodas, calotas, bancos e painel de instrumentos também aparecem. O mais básico não tem nem conta-giros, que nas demais versões fica do lado esquerdo do velocímetro, de desenho arredondado e em maior dimensão. A suspensão traseira é inédita, do tipo eixo de torção, enquanto as dimensões em relação ao Mille cresceram. O comprimento chega a 3,77 m, diferença de oito centímetros. A largura é de 1,63 m, a altura, 1,48 m (4 cm a mais) e o entre-eixos, 2,37 m.

1.0 e 1.4 Fire Evo
Quem esperava novos motores vai se decepcionar. O 1.0 nada mais é do que o atual Fire com modificações para atender as normas anti-poluição, passando a gerar 70 cv (cavalos) com gasolina e 71 cv com etanol, aumento de cinco cv. O torque é de 9,4 kgfm a 4.750 rpm. Uma das alterações foi feita no chicote da injeção, que ganhou nova aparência. Já o motor 1.4 evoluiu mais, ganhando até sobrenome: Evo. Para diminuir a emissão de poluentes, a Fiat adotou um variador de fase contínuo no propulsor, que mantém a potência de 85 cv e 86 cv, com gasolina e álcool. O torque é de 12,5 kgfm.


Serão 13 opções de cores, com destaque para dois tons chamativos já revelados por Motorgerais: o sólido Amarelo Citrus, que lembra o tom de uma caneta marca texto, e o metálico Verde Box.

Post atualizado em 25/03/2010 às 12h58

Auto-escolas deverão iniciar aulas noturnas em maio

Uma nova regra publicada no Diário Oficial da União determina que todas as auto-escolas do país deverão iniciar aulas de direção noturnas em até 60 dias. O número de aulas, no entanto, ainda será definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A alteração foi proposta pelo deputado federal Celso Russomano (PP-SP), que defende a experiência de direção à noite como forma de redução no número de acidentes. Para a Feneauto (Federação Nacional das Auto Escolas), a nova medida vai aumentar o custo da habilitação. A atual legislação prevê uma carga horária de 20 horas de aulas práticas.

Mitsubishi anuncia investimentos de R$ 800 milhões e o retorno do sedã médio Lancer


Dentro de sua estratégia para o Brasil nos próximos anos, a Mitsubishi anuncia investimentos de R$ 800 milhões, além do retorno da importação do sedã Lancer, vendido no país em volumes pequenos na década de 90. A maior novidade, no entanto, é o anúncio da produção nacional de um modelo da família Lancer, ainda não revelado, em Catalão (GO) a partir de 2012. Antes disso, no próximo ano, o fabricante japonês começa a fabricar por aqui o utilitário-esportivo Pajero Dakar atualmente importado da Tailândia.


Os planos também prevêem que a produção dobre nos próximos três anos. Em 2009 saíram da linha de montagem 36 mil carros, volume que deve alcançar 40 mil unidades neste ano. A área também irá aumentar em 30% e o quadro de funcionários chegará a 4.000 colaboradores trabalhando em um ou dois turnos.

Prestes a ser lançado, S400 Hybrid é flagrado em São Paulo


Primeiro carro híbrido a ser vendido no Brasil, o Mercedes-Benz S400 Hybrid só chegara às lojas em abril, mas já foi flagrado pelo BlogAuto, do jornalista Ricardo Meier, nas ruas de São Paulo. A unidade na cor preta circulava com placas de São Bernardo do Campo (SP). Debaixo do capô do modelo está um motor V6 de 279 cv (cavalos) a gasolina que recebe a ajuda de um propulsor elétrico de 20 cv alimentado pelo sistema Kers, que recupera a energia de frenagens. Desta forma, o sedã de quase duas toneladas obtém um consumo inigualável, além de emitir 19% menos poluentes que um Classe S "comum".

Março poderá fechar com novo recorde nas vendas

Último mês da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), março poderá alcançar uma novo recorde de vendas. É o que apontam dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Na primeira quinzena do mês foram emplacadas 131.669 unidades, um aumento de 9,1% em relação a fevereiro, quando foram para as ruas 120.706 unidades. Comparado ao mesmo período de 2009, o mês alcançou um crescimento de 11,2%. A Fiat lidera com 23% de participação, seguida por Volkswagen (20,2%), General Motores (19,1%) e Ford (11,1%).