quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Minivans compactas ganharão novos representantes em 2010, como o Fiat Idea reestilizado



Primeiro foi a Scénic. Depois vieram Zafira, Xsara Picasso, Meriva e Idea. Como que num fenômeno, as minivans - tipo de veículo que valoriza o espaço interno em dimensões compactas - tornaram-se prediletas em relação às tradicionais peruas. Entretanto, o tempo passou e o segmento praticamente não se renovou. Hoje, comparadas às suas equivalentes européias, as minivans brasileiras ficaram defasadas, com ênfases aos modelos médios em sua totalidade.

A exemplo deste ano, que marcou a chegada da dupla Nissan Livina e Grand Livina, 2010 promete reverter este quadro com a estreia de uma ampla reestilização no Fiat Idea e o inédito Citroën C3 Picasso. O primeiro, flagrado em testes por Motorgerais, ganhará conjunto ótico arredondado na dianteira e traseira, opção de câmbio automatizado para versões além da Adventure (veja nas fotos) e novo painel, ainda no primeiro semestre do próximo ano.



Então será a vez do modelo francês (abaixo) ganhar cidadania brasileira, com direito até a uma roupagem aventureira, para rivalizar com o renovado modelo da Fiat. Em tese, substituirá o atual Xsara Picasso e, por isso, terá opções de motor 1.6 e 2.0 16v, câmbio manual ou automático. Os franceses C4 Picasso e C4 Grand Picasso, continuarão a ser importados, numa faixa de preço acima, que varia de R$ 81.800 a R$ 89.590.



Um caso à parte
Definido por alguns como um hatch, devido a sua baixa estatura, o Honda Fit é uma minivan na essência. Entretanto, não pode se comparar à maioria em tecnologia. Isso por que o fabricante japonês tem como estratégia deixar todos os seus modelos fabricados no Brasil atualizados em relação aos do primeiro mundo. Sua segunda geração foi lançada por aqui há cerca de um ano.


EM PLENA FORMA
Desatualizadas, minivans médias agradam pelo bom espaço, desempenho e preço

Chevrolet Zafira
Motor: 2.0 flex de 133/140 cv
Câmbio: Manual ou automático (versão Expression)
Principais equipamentos: Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos
Preços: de R$ 58.601 a R$ 73.050

Citroën Xsara Picasso
Motor: 1.6 flex de 110/113 cv e 2.0 a gasolina de 138 cv
Câmbio: Manual ou automático (versão 2.0 Exclusive)
Principais equipamentos: Ar-condicionado, airbags dianteiros e direção hidráulica
Preços: de R$ 53.990 a R$ 69.490

Renault Scénic
Motor: 1.6 flex de 110/115 cv
Câmbio: Manual
Principais equipamentos: Ar-condicionado, airbags dianteiros e direção hidráulica
Preços: de R$ 49.190 a R$ 60.890

Chery inaugura primeira concessionária no Estado



O CEO da Chery no Brasil, Luís Curi, esteve em BH nesta quarta-feira durante a inauguração da concessionária Beijing e falou à Motorgerais sobre os planos do fabricante. A revenda, que conta com infra-estrutura de vendas e pós-vendas, é a primeira da marca chinesa em Minas Gerais. A direção é do Grupo BVL, que também gerencia as autorizadas Peugeot Anjou, Bordeaux e Volvo Valborg na capital mineira. “A abertura de uma revenda da Chery em Belo Horizonte representa um importante passo na expansão da marca no país”, afirmou Curi.

Hoje, a Chery comercializa somente o utilitário-esportivo Tiggo, com motor 2.0 16 válvulas e tração 4x4, no país, ao convidativo preço de R$ 49.990 e garantia de três anos. Entretanto há planos de importação dos modelos Face, QQ, A3 hatch e sedã, além de um novo compacto conhecido pelo código S-18, ainda não lançado na China. A Beijing funciona na av. Barão Homem de Melo, 4.504, Estoril.

Vereador de Mateus Leme contesta valor do pedágio da MG-050 em abaixo assinado

Abaixo assinado criado pelo presidente da Câmara Municipal de Mateus Leme (Região Metropolitana de Belo Horizonte) procura reduzir em 40% o valor do pedágio na MG-050, além de propor isenção para quem mora a até 35 km das praças de cobrança. Diante das obras na rodovia, restritas em grande parte a sinalização, faz todo sentido.

Afinal, trechos como o que compreende Divinópolis e Itaúna continuam sem alargamento de pista, o que torna a viagem, sem possibilidade de ultrapassagens, um intenso gargalo. Outro problema grave é o asfalto regular em diversos pontos, contradizendo o valor cobrado de R$ 3,50. Vale lembrar que na BR-381, entre Belo Horizonte e São Paulo, a pista é totalmente duplicada e o pedágio custa R$ 1,10.

Segunda edição da Bienal do Automóvel abre as portas no próximo dia 9



Foi dada a largada para a segunda edição da Bienal do Automóvel, entre os dias 9 e 13 dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Veículos nacionais e importados, autopeças, acessórios, e serviços farão parte da feira, promovida pela Associação Comercial de Minas e que prevê um público de cerca de 150 mil visitantes. Para saber mais, basta acessar www.bienaldoautomovel.com.br.


SERVIÇO
Bienal do Automóvel 2009

Onde: Expominas - av. Amazonas, 6.030, Gameleira, Belo Horizonte
Quando: 9 a 13 de dezembro (quarta-feira a domingo)
Horários de funcionamento: de 14h às 22h (dias 9, 10 e 11) e de 10h às 22h (dias 12 e 13)
Ingressos: De R$ 12,50 (meia entrada) a R$ 30. Crianças de até quatro anos não pagam
Estacionamento: Há 2.100 vagas, sendo 200 cobertas e 1900 externas. Administrado pela Minas Park Estacionamentos, o preço é de R$ 15

Conteúdo produzido por Motorgerais agora também é publicado pelo Portal Zap



A partir de hoje algumas das matérias postadas em Motorgerais serão publicadas pelo portal Zap, seção Autos. Também passamos a constar na lista de blogueiros do site. A parceria amplia a sinergia de conteúdo do blog com demais revistas eletrônicas, como o site Notícias Automotivas, que publica a série Test-Drive - avaliações de novos modelos nas concessionárias, como um consumidor comum.

Para acessar o Zap Autos, basta clicar aqui.