terça-feira, 31 de julho de 2012

Depois do Sportback, Cupê e Cabriolet, é a vez do S5


A Audi brasileira parece ter levado a sério a estratégia – já adotada por Kia, Hyundai e Chevrolet – de anunciar lançamentos em doses homeopáticas. Foi assim com os A5 Sportback, Cupê e Cabriolet remodelados, apresentados com intervalos de uma semana (em vez da chegada simultânea, como ocorreu na Europa) e está sendo feito novamente com o atualizado S5. Disponível nos três formatos de carroceria, a versão esportiva da família de carros médios se diferencia pelo estilo e acabamento interno, além do motor 3.0 TSFI V6 de 333 cv (cavalos) de potência que substitui o V8 de 3.2 litros anterior, sempre aliado ao câmbio S-Tronic de sete velocidades.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 4,9 segundos e a máxima anunciada é de 5,1 segundos, no S5 Sportback, e 4,5s no Cabriolet, números que não afetam a economia de combustível, segundo a Audi. Graças ao sistema de injeção direta de combustível, o modelo é capaz de fazer uma média combinada de 12,35 km/l na cidade e estrada, com uma emissão de 190 gramas por quilômetro rodado.


Na estética, o S5 se sobressai pelos faróis bi-xenônio com faixa de LEDs (diodos emissores de luz), para-choques esportivos, escapamento duplo em ambos os lados, logotipo “S” na grade frontal, laterais e traseira, além de rodas de liga leve aro 18 calçadas em pneus de medida 245/40.


Por dentro, a versão esportiva recebe volante multifuncional de couro com “borboletas” para trocas de marchas, acabamento em alumínio escovado, bancos com ajustes elétricos, revestimento em Napa Fina e a inscrição “S5” gravada em baixo relevo. Os assentos também podem variar de cor, com o preto predominante sendo combinado ao cinza, marrom ou vermelho. Externamente, a carroceria do Sportback conta com a maior variedade de opções de cores da linha, 12 ao todo: Preto Brilhante, Branco Ibis, Cinza Monsão, Azul Luar, Prata Gelo, Branco Geleira, Cinza Lava, Preto Fantasma, Vermelho Vulkano, Vermelho Misano, Prata Prisma e Azul Estoril.



A lista de equipamentos é ampla e inclui suspensão esportiva auxiliada por amortecedores controlados eletronicamente, airbags laterais dianteiros e de cabeça, sistema de entretenimento Audi Music Interface – com rádio, DVD, navegador, bluetooth e som Bang & Olufsen – controles de estabilidade e tração, e um sensor de estacionamento dianteiro e traseiro que funciona por meio de gráficos no painel. Os preços são de R$ 355.900 (para o Sportback), R$ 360.900 (Coupé) e R$ 387.900 (Cabriolet).


O S5 em números:
1.675 kg (Coupé) a 1.800 kg (Cabriolet)
4,71m de comprimento, no Sportback
2,81m de distância entre-eixos no cinco portas e 2,75m no conversível
380 litros (Cabrio) a 480 litros de capacidade no porta-malas (Sportback)

Beltbag: o cinto com airbag da Mercedes-Benz


Um novo cinto de segurança equipado com um tirante inflável será aplicado em breve num modelo de luxo da Mercedes-Benz. A tecnologia, denominada Beltbag, é uma das inovações do veículo de segurança experimental desenvolvido pela marca alemã em 2009 e funciona quando sensores de colisão detectam um forte impacto frontal. Um gerador de gás é responsável por inflar o airbag do cinto, composto de camadas múltiplas unidas por costuras de velcro, numa largura três vez maior. Embora o Beltbag possa ser utilizado como qualquer outro cinto de segurança, seu desenho é diferente, por ser mais “gordo”.

SAE Brasil AeroDesign'2012 terá novo desafio

Estudantes de 17 equipes de 11 instituições de ensino de Minas Gerais tem um novo desafio na 14ª edição da competição SAE Brasil AeroDesign: terão de transportar água, madeira ou bolinhas de tênis nos aviões radiocontrolados. A disputa, que acontece de 1º a 4 de novembro em São José dos Campos (SP), selecionará duas equipes da Classe Regular, uma da Classe Advanced e uma da Classe Micro para representar o Brasil na Aerodesign East Competition’2013, prova internacional da SAE nos EUA. Até agora, 98 equipes foram inscritas na seletiva. Seis delas são estrangeiras.

Único exemplar /// R$ 170 mil foi o valor pago pela única MV Agusta F3 Serie Oro destinada à América Latina. A superesportiva com detalhes como rodas, corrente e grade das saídas de ar pintados de dourado, e motor de 675 cm3, tem produção limitada a 200 unidades.