domingo, 11 de março de 2012

Em ritmo de renovação


Dois meses depois do Civic, Honda muda geração do utilitário-esportivo CR-V. Modelo ficou mais potente, equipado e estreia câmbio manual de seis marchas na linha 2012

Em time que está ganhando não se mexe. A máxima popular parece ser levada a sério pelos japoneses da Honda que, a cada nova geração, buscam manter a personalidade dos seus modelos. Com o novo CR-V não foi diferente. Em sua quarta geração, o utilitário-esportivo – definido pela marca como um crossover – ficou mais potente, estreia novos recursos e ainda manteve o conhecido estilo que contribuiu para torná-lo um sucesso de vendas, com cerca de 25 mil unidades comercializadas no Brasil nos últimos dois anos. Os preços começam em R$ 84.700 para a versão LX, agora equipada com câmbio manual na configuração de entrada.

Visualmente, o Honda CR-V ficou com estilo mais agressivo. A grade frontal foi projetada com a proposta de integrar capô, para-choque e farol. As luzes, aliás, passam a contar com função de acendimento automático, que, quando o seletor estiver na posição Auto, os aciona assim que o sensor crepuscular - localizado na parte superior do painel - detecta ausência de luminosidade suficiente para uma condução segura. Faróis de neblina e trilho de teto, com dois pontos para fixação de barras transversais, são exclusividade da versão EXL. As rodas de 17 polegadas também ganharam novo desenho.


Interior
Por dentro, assim como o novo Civic, o CR-V teve seu projeto baseado no controle pelo motorista. Comandos são de fácil acesso e a maior parte deles está no volante. Para tal, o painel foi unificado ao novo console central e passou a contar com duas telas de LCD.

O grande atrativo da nova geração, segundo a Honda, é o i-MID (intelligent Multi-Information Display), sistema que exibe por meio de uma tela LCD informações como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Isso sem contar o botão Econ introduzido no novo Civic, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.


Na versão topo de linha EXL, dois importantes recursos de segurança foram inclusos no pacote de equipamentos de série: os sistemas MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que colabora à estabilidade, e HSA (Hill Start Assist), que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal. Teto solar elétrico, sensor de chuva, acabamento do volante e detalhes de portas em couro ainda compõem a lista de equipamentos do CR-V mais caro. Os vidros elétricos passam a contar com a função “one-touch”, enquanto a chave agrega controle remoto para abrir e fechar as janelas.

O porta-malas maior passou a ter capacidade para 589 litros de bagagem com os bancos na posição normal (na geração anterior, eram 556 litros). Mas pode aumentar com o rebatimento dos assentos traseiros, o que deixa o compartimento de carga praticamente plano. Com um único movimento em uma alavanca localizada no porta-malas ou alça na lateral do assento traseiro, automaticamente é recolhido o protetor de cabeça, levanta-se o assento e é dobrado o encosto. Desta forma, a capacidade do porta-malas sobe para 1.146 litros.


Aumento de 5 cv
O motor 2.0 16v válvulas ficou mais potente e agora gera 155 cv (cavalos) de potência a 6.500 rpm, incremento de 5 cv em relação à geração anterior. O toque passa a 19,4 kgfm a 4.300 rpm.
Na versão LX, o câmbio manual reaparece com seis velocidades. A 6ª marcha, explica a Honda, proporciona maior conforto acústico ao carro em viagens com velocidade de cruzeiro constante, uma vez que o motor irá trabalhar com uma rotação reduzida, diminuindo o ruído no interior do veículo. Porém o maior benefício estará na economia de combustível, proporcionada pelo menor giro do motor. Nas demais opções, a transmissão automática de cinco velocidades foi mantida.


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Preços do novo CR-V

LX 4x2 – R$ 84.700
LX 4x2 automático – R$ 87.900
EXL 4x4 automático – R$ 103.200

Cores
Branco Tafetá, Cinza Paladium, Cinza Titanium, Prata Metálico e Preto Cristal


Segurança do novo CR-V é concentrada na versão EXL


O novo CR-V retrata compromisso com a segurança de condutor e dos passageiros, afirma a Honda. No entanto, a maior parte dos recursos de segurança oferecidos na quarta geração do utilitário-esportivo são concentrados na versão topo de linha EXL. Uma tremenda contradição.

A começar pelo HSA (Hill Start Assist), sistema que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal do acelerador. O tempo é suficiente para acelerar em aclives com inclinação maiores, sem que o carro recue. Outra novidade na versão mais cara é a inclusão do sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido, caso o motorista tente movimentar o volante de forma que provoque instabilidade.

Segurança que pode ser constatada ainda nos seis airbags (frontal, lateral e cortina) disponibilizados à versão - a LX possui airbag duplo frontal. O airbag lateral da versão EXL conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo para evitar maiores danos.

Ambas versões do CR-V também são equipadas com cintos dianteiros com pré-tensionadores. Freios ABS (Anti-lock Braking System), que evitam o travamento das rodas, e sistema EBD (Electronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme, também fazem parte do pacote. A traseira da versão EXL tem ainda brake-light com iluminação em LEDs e para-choques com refletores.

Tração e suspensão
A suspensão é independente nas quatro rodas. Enquanto na dianteira, é do tipo McPherson, na traseira ela vem equipada com o sistema Double Wishbone, que ocupa pouca área e permite otimizar a distribuição do espaço interno.

Outra exclusividade do CR-V EXL é o sistema de tração 4WD Real Time, que age automaticamente quando se necessita de uma maior tração e de aderência, casos de terrenos escorregadios e acidentados. Esse tipo de tração melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível, uma vez que utiliza a tração nas quatro rodas apenas quando necessário. Outra vantagem é que ele é desativado também automaticamente durante as frenagens. A versão LX vem com tração dianteira 2WD.


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Conheça a trajetória do Honda CR-V

1995 – Apresentado no Salão de Tóquio, o modelo é lançado como resposta ao Toyota RAV-4. Com 4,52 metros de comprimento e 1,75 m de largura, vinha equipado com um motor 2.0 16v


2000 – Chega ao Brasil importado do Japão, reestilizado e com motor mais potente

2002 – A segunda geração mantém a plataforma do Civic. No porta-malas, a capacidade sobre de 444 litros para 527 litros. Passa a ser oferecida opção de motor 2.4 de 156 cv.


2006 – O estepe deixa de ser fixado na tampa traseira na terceira geração. De design arredondado, o modelo também fica maior (4,58 m de comprimento) e mais equipado, com recursos como ar condicionado digital e conexão Bluetooth

2009 – Começa a ser importado do México, com uma leve reestilização - o que incluiu nova grade dianteira