domingo, 11 de março de 2012

Segurança do novo CR-V é concentrada na versão EXL


O novo CR-V retrata compromisso com a segurança de condutor e dos passageiros, afirma a Honda. No entanto, a maior parte dos recursos de segurança oferecidos na quarta geração do utilitário-esportivo são concentrados na versão topo de linha EXL. Uma tremenda contradição.

A começar pelo HSA (Hill Start Assist), sistema que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal do acelerador. O tempo é suficiente para acelerar em aclives com inclinação maiores, sem que o carro recue. Outra novidade na versão mais cara é a inclusão do sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido, caso o motorista tente movimentar o volante de forma que provoque instabilidade.

Segurança que pode ser constatada ainda nos seis airbags (frontal, lateral e cortina) disponibilizados à versão - a LX possui airbag duplo frontal. O airbag lateral da versão EXL conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo para evitar maiores danos.

Ambas versões do CR-V também são equipadas com cintos dianteiros com pré-tensionadores. Freios ABS (Anti-lock Braking System), que evitam o travamento das rodas, e sistema EBD (Electronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme, também fazem parte do pacote. A traseira da versão EXL tem ainda brake-light com iluminação em LEDs e para-choques com refletores.

Tração e suspensão
A suspensão é independente nas quatro rodas. Enquanto na dianteira, é do tipo McPherson, na traseira ela vem equipada com o sistema Double Wishbone, que ocupa pouca área e permite otimizar a distribuição do espaço interno.

Outra exclusividade do CR-V EXL é o sistema de tração 4WD Real Time, que age automaticamente quando se necessita de uma maior tração e de aderência, casos de terrenos escorregadios e acidentados. Esse tipo de tração melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível, uma vez que utiliza a tração nas quatro rodas apenas quando necessário. Outra vantagem é que ele é desativado também automaticamente durante as frenagens. A versão LX vem com tração dianteira 2WD.


[saiba mais]:
Conheça a trajetória do Honda CR-V

1995 – Apresentado no Salão de Tóquio, o modelo é lançado como resposta ao Toyota RAV-4. Com 4,52 metros de comprimento e 1,75 m de largura, vinha equipado com um motor 2.0 16v


2000 – Chega ao Brasil importado do Japão, reestilizado e com motor mais potente

2002 – A segunda geração mantém a plataforma do Civic. No porta-malas, a capacidade sobre de 444 litros para 527 litros. Passa a ser oferecida opção de motor 2.4 de 156 cv.


2006 – O estepe deixa de ser fixado na tampa traseira na terceira geração. De design arredondado, o modelo também fica maior (4,58 m de comprimento) e mais equipado, com recursos como ar condicionado digital e conexão Bluetooth

2009 – Começa a ser importado do México, com uma leve reestilização - o que incluiu nova grade dianteira

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