domingo, 11 de março de 2012

Em ritmo de renovação


Dois meses depois do Civic, Honda muda geração do utilitário-esportivo CR-V. Modelo ficou mais potente, equipado e estreia câmbio manual de seis marchas na linha 2012

Em time que está ganhando não se mexe. A máxima popular parece ser levada a sério pelos japoneses da Honda que, a cada nova geração, buscam manter a personalidade dos seus modelos. Com o novo CR-V não foi diferente. Em sua quarta geração, o utilitário-esportivo – definido pela marca como um crossover – ficou mais potente, estreia novos recursos e ainda manteve o conhecido estilo que contribuiu para torná-lo um sucesso de vendas, com cerca de 25 mil unidades comercializadas no Brasil nos últimos dois anos. Os preços começam em R$ 84.700 para a versão LX, agora equipada com câmbio manual na configuração de entrada.

Visualmente, o Honda CR-V ficou com estilo mais agressivo. A grade frontal foi projetada com a proposta de integrar capô, para-choque e farol. As luzes, aliás, passam a contar com função de acendimento automático, que, quando o seletor estiver na posição Auto, os aciona assim que o sensor crepuscular - localizado na parte superior do painel - detecta ausência de luminosidade suficiente para uma condução segura. Faróis de neblina e trilho de teto, com dois pontos para fixação de barras transversais, são exclusividade da versão EXL. As rodas de 17 polegadas também ganharam novo desenho.


Interior
Por dentro, assim como o novo Civic, o CR-V teve seu projeto baseado no controle pelo motorista. Comandos são de fácil acesso e a maior parte deles está no volante. Para tal, o painel foi unificado ao novo console central e passou a contar com duas telas de LCD.

O grande atrativo da nova geração, segundo a Honda, é o i-MID (intelligent Multi-Information Display), sistema que exibe por meio de uma tela LCD informações como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Isso sem contar o botão Econ introduzido no novo Civic, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.


Na versão topo de linha EXL, dois importantes recursos de segurança foram inclusos no pacote de equipamentos de série: os sistemas MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que colabora à estabilidade, e HSA (Hill Start Assist), que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal. Teto solar elétrico, sensor de chuva, acabamento do volante e detalhes de portas em couro ainda compõem a lista de equipamentos do CR-V mais caro. Os vidros elétricos passam a contar com a função “one-touch”, enquanto a chave agrega controle remoto para abrir e fechar as janelas.

O porta-malas maior passou a ter capacidade para 589 litros de bagagem com os bancos na posição normal (na geração anterior, eram 556 litros). Mas pode aumentar com o rebatimento dos assentos traseiros, o que deixa o compartimento de carga praticamente plano. Com um único movimento em uma alavanca localizada no porta-malas ou alça na lateral do assento traseiro, automaticamente é recolhido o protetor de cabeça, levanta-se o assento e é dobrado o encosto. Desta forma, a capacidade do porta-malas sobe para 1.146 litros.


Aumento de 5 cv
O motor 2.0 16v válvulas ficou mais potente e agora gera 155 cv (cavalos) de potência a 6.500 rpm, incremento de 5 cv em relação à geração anterior. O toque passa a 19,4 kgfm a 4.300 rpm.
Na versão LX, o câmbio manual reaparece com seis velocidades. A 6ª marcha, explica a Honda, proporciona maior conforto acústico ao carro em viagens com velocidade de cruzeiro constante, uma vez que o motor irá trabalhar com uma rotação reduzida, diminuindo o ruído no interior do veículo. Porém o maior benefício estará na economia de combustível, proporcionada pelo menor giro do motor. Nas demais opções, a transmissão automática de cinco velocidades foi mantida.


[saiba mais]:
Preços do novo CR-V

LX 4x2 – R$ 84.700
LX 4x2 automático – R$ 87.900
EXL 4x4 automático – R$ 103.200

Cores
Branco Tafetá, Cinza Paladium, Cinza Titanium, Prata Metálico e Preto Cristal


Nenhum comentário: