sexta-feira, 4 de junho de 2010

Corrida pelo tempo - Criado como rali, Challenge Bibendum mostrou importância da mobilidade “verde” ao Brasil


Não por acaso a Michelin escolheu o país para sediar a 10ª edição do Challenge Bibendum. Depois de China, Estados Unidos e Japão, o evento que discute soluções de mobilidade sustentável passou pela primeira vez na América do Sul, entre domingo e quarta-feira, no Rio de Janeiro. O pioneirismo brasileiro em combustíveis renováveis, como o etanol, teve peso.

Foi o que garantiu o presidente mundial do fabricante de pneus, Michel Rollier, que disse ainda que a busca por uma indústria automobilística que não ameace o meio ambiente passa pelo Brasil. “Os desafios não são apenas criar uma mobilidade limpa, mas também mais segura”, declarou. Para Rollier, em poucos anos os carros terão níveis de emissão de CO2 bem abaixo dos atuais.


O alcançe do objetivo passa por tecnologias que envolvem pneus, biocombustíveis, recuperação de energia em frenagem e, principalmente, carros elétricos. Dos microcars franceses Aixam aos indianos Reva, passando pelos protótipos expostos por grandes fabricantes, eles puderam ser guiados pelos convidados e acabaram se tornando o chamariz no Riocentro.

[Os protótipos elétricos]

Audi e-tron - A carroceria é baseada no esportivo R8, mas o propulsor é elétrico, alimentado por baterias de íons de lítio que permitem autonomia de 248 km. Nada que afete o desempenho: a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,8 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h. Algumas unidades serão importadas até 2012

Fiat Panda Hidrogênio - Guiado por um motor de célula de combustível a hidrogênio, gera 60 kw de potência, sendo capaz de atingir 120 km/h e acelerar de zero a 50 km/h em cinco segundos. Tem autonomia de 200 km em ciclo urbano

Peugeot BB1 - Microcar de 2,50 m, apesar das dimensões reduzidas acomoda quatro passageiros. Tem dois motores elétricos de 10 cv (cavalos), um em cada eixo, também com baterias de íon-lítio. A autonomia é de 120 km


Agrale Hybridus - O ônibus híbrido totalmente projetado no Brasil consome em média 30% a menos que um movido a diesel. Para isso, combina dois motores elétricos como fonte de tração e um propulsor diesel Cummins de 170 cv como fonte de energia

[Site oficial do evento: http://www.challengebibendum.com.br/]

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