quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Salão'2012: Mahindra aposta em utilitários compactos e novo topo de linha
A marca indiana Mahindra, representada no Brasil pelo grupo Bramont, apresentou no Salão’2012 três novos utilitários que serão importados a partir de 2013. Eles farão companhia à picape chassi, cabine dupla e o jipe Full 4x4 (anteriormente chamado de Scorpio) montados em esquema de CKD em Manaus (AM).
O primeiro novo modelo é o Quanto, um utilitário-esportivo compacto com dimensões próximas ao do Ford EcoSport. Impulsionado por um motor 2.2 turbodiesel de 120 cv (cavalos) de potência, o jipinho conta com o sistema start stopo, que desliga o motor quando o está parado e liga automaticamente assim que o pedal de embreagem é acionado. O câmbio é manual de cinco marchas, sem opção de transmissão automática – como no concorrente –, mas a lista de equipamentos de série é atraente e inclui airbags frontais, freios ABS com EBD, e computador de bordo. As vendas começam no segundo semestre do ano que vem.
Sob a mesma plataforma do Quanto, a Mahindra oferece a Genio, uma picapinha oferece em duas configurações de carroceria: cabine simples e dupla. Ambas vem com computador de bordo e volante com regulagem de altura.
No outro extremo da linha, a marca indiana passa a ser representada por novo topo de linha. Um autêntico utilitário-esportivo moderno, o XUV 500 é bem diferente da rusticidade do jipe Full montado em Manaus (AM), e marcado pelo desenho arrojado e imponente, além de poder levar sete passageiros. Recheado de tecnologia e seguro – recebeu quatro estrelas no teste australiano de segurança ANCAP, equivalente ao Euro NCAP e Latin NCAP – ele vem com o mesmo motor 2.2 dos demais, mas com potência de 140 cv, opção de câmbio manual de seis velocidades e tração 4x4. Seis airbags, ar-condicionado digital, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de acendimento dos faróis e de chuva de série mostram que, com ele, a Mahindra quer mostrar que tem um utilitário-esportivo em pé de igualdade do Kia Sportage e Hyundai ix35.
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Como funciona a fábrica:
A Mahindra monta a antiga família Scorpio no esquema CKD, quando as peças são importadas e o carro é montado. Segundo a marca, a fábrica tem capacidade para montar 360 carros por mês, número que pode ser elevado com a possível montagem dos novos modelos ao Brasil.
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