segunda-feira, 28 de maio de 2012

301: o sedã folgado da Peugeot


Esqueça a nomenclatura sempre terminando em 8. A partir de agora, os Peugeot também serão conhecidos pelo número 1. E o primeiro carro dessa nova fase é um sedã compacto bem diferente do que se via na gama do fabricante até então. Medindo 4,44 metros de comprimento e 2,65m de distância entre-eixos, o 301 foi pensado para oferecer o máximo de espaço interno – tendência coincidentemente lançada por outra francesa: a Renault, com o (Dacia) Logan.

O 301 será apresentado mundialmente no Salão de Paris, em setembro. De início, sua produção será na fábrica de Vigo, na Espanha, mas as vendas serão estendida a outros mercados. Em novembro, elas começam na Turquia, depois em mercados da Europa Central e Oriental, Rússia, Ucrânia, Grécia, Magreb, Oriente Médio, países do Golfo, países africanos e alguns mercados da América Latina, o que inclui o Brasil. No país, o novo Peugeot certamente substituirá o 207 Passion em 2014, quando poderá ser produzido em Porto Real (RJ) um ano após a chegada do totalmente novo 208.


O estilo mais quadrado lembra muito o Chevrolet Cobalt quando visualizado de perfil. Na frente, a inspiração para os faróis parece ter vindo do Ford Focus.

A vasta lista de equipamentos é outro referencial do três volumes. Ele virá com ar-condicionado automático, assistência para frenagem de urgência, controle eletrônico de estabilidade e sistema Isofix, itens comuns a carros médios, além de quatro airbags, rádio CD MP3 e sensor de estacionamento traseiro.

Serão três as ofertas de motores no mercado europeu. A linha começa com um 1.2 de 72 cv (cavalos), passa por um 1.6 de 92 cv e termina no 1.6 de 115 cv. O câmbio é manual ou automatizado.

Nenhum comentário: