sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Primeira viagem
Iveco investe no mercado de ônibus com chassi de motor dianteiro, à venda em 2013. Plano é oferecer linha completa num prazo de cinco anos
Rio de Janeiro – Um antigo objetivo da Iveco ganha forma com a apresentação, ainda em fase de projeto, do primeiro chassi para ônibus da marca feito no Brasil. Denominado S170, o modelo de motor dianteiro foi revelado durante a feira FetransRio’2012 e estreará no segundo trimestre de 2013 no principal segmento de coletivos do mercado: o de 17 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), que também acaba de ganhar o MA 17.0, representante da gaúcha Agrale
Desenvolvido desde 2006, quando a Iveco importou da Argentina algumas unidades do chassi 170CC22, o S170 será oferecido em versões para aplicação urbana, de fretamento e intermunicipal. A meta da marca, entretando, é bem mais ousada. Até 2017, a Iveco pretende oferecer uma linha completa para ônibus no Brasil. “O segmento de ônibus de 17 toneladas é um dos que mais cresce no Brasil, em função da renovação das frotas urbanas, principalmente nas grandes metrópoles”, ressalta o diretor de vendas da Iveco Latin America, Alcides Cavalcanti. Graças a realização da Copa das Confederações’2013, Copa do Mundo’2014 e Olimpíadas’2016, a expectativa é de que esse mercado cresça ainda mais, superando as 15 mil unidades vendidas em 2018.
Para oferecer um produto competitivo frente aos principais concorrentes, o Mercedes-Benz OF-1721 Euro 5, o Volksbus 17.230 OD Euro 5 e o Volvo B-270F, a Iveco afirma ter desenvolvido um produto de baixo custo opercional. Projetado no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG), o projeto S170 – cujo nome oficial provavelmente será 17E28 – realizou testes de campo com mais de 50 ônibus montados sobre chassis produzidos na unidade de Córdoba, Argentina. Desde então, estes veículos rodaram mais de 500 mil quilômetros em empresas das regiões Nordeste e Sul do país.
“Após mais de 10 milhões de quilômetros rodados e com base em uma série de aprendizados obtidos por meio destes testes, entendemos que o produto fabricado na Argentina é ideal para todos os países latino-americanos, exceto para o Brasil”, afirma o diretor de Engenharia do Produto da Iveco Latin America, Ugo Delfino. A constatação, acrescenta Delfino, levou a Iveco a desenvolver um produto inteiramente novo visando as necessidades do mercado nacional.
Equipado com uma nova versão do motor 6.7 NEF6 ID, produzido pela FPT, o S170 gera potência de 280 cv (cavalos). A suspensão, outro diferencial, será oferecida em três versões, uma delas voltadas à operação do transporte rápido por ônibus (BRT): a pneumática, popularmente conhecida como suspensão a ar, que permitirá o nivelamento da carroceria do ônibus com as estações de embarque do BRT. Coluna de direção ajustável virá de série. A garantia será de dois anos, com opção de encarroçamento por todas as marcas do mercado.
CityClass ganha três novas versões
A Iveco aproveitou a feira para apresentar três novas versões do micro-ônibus CityClass, encarroçado em parceria com a Neobus. Restrito até então ao programa Caminhos da Escola do governo federal, o modelo ganhou as versões escolar, fretamento e turismo/executivo com novidades estéticas e de conteúdo. Construído sobre a base do Daily 70C17 HD 3.0 de 170 cv e câmbio manual de seis marchas, ele ganhou capacidade de carga (passando a disputar o segmento de 8 toneladas de PBT) e distância entre-eixos de 4,35m, além dos tradicionais 3,75m e 3,99m. O número de assentos varia de 19, no executivo, a 25, no fretamento. Esteticamente, o CityClass ganhou ainda coluna A alargada, acabamento prateado na grade e para-choque frontal, além do painel do novo Daily. Como demonstração, a Iveco também exibiu o chassi de motor traseiro Eurorider, nas versões 6x2 e urbana movida a Gás Natural Veicular (GNV). O ônibus é produzido na Europa.
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Marcopolo chega ao ônibus 350 mil
Também na FetransRio’2012, a Marcopolo comemorou a produção do 350.000° ônibus com um rodoviário Paradiso 1800 G7 Double Decker (dois andares) com pintura especial e configuração executiva. Com capacidade para 44 passageiros no piso superior, o ônibus possui nove poltronas leito embaixo, além de geladeira, mesa de jogos e sistema de áudio e vídeo com DVD. O chassi escolhido para encarroçamento foi o Scania K-440 8x2. “O sucesso da família Paradiso da Geração 7 tem colaborado muito para o aumento de produção da empresa. Em menos de três anos já foram produzidas mais de 10 mil unidades dos modelos G7, o que comprova suas características superiores em relação aos demais modelos do mercado”, afirma o diretor-geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa. Presente em nove países além do Brasil (África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e Rússia), a Marcopolo emprega cerca de 22 mil pessoas. No país, a marca produz mais de 20 mil ônibus por ano em duas fábricas em Caxias do Sul (RS) e uma em Xerém, no Rio de Janeiro (RJ).
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