terça-feira, 4 de setembro de 2012

Três anos após lançamento, Paradiso 1050 e Paradiso 1200 são reestilizados


Um dos ônibus mais belos já produzidos e com várias soluções herdadas de automóveis, a sétima geração de rodoviários da Marcopolo repetiu nas estradas o sucesso dos antecessores Geração IV (1984), GV (1992) e G6 (2001). Desde o lançamento, em junho de 2009, já foram vendidas mais de 10 mil unidades da linha – que vai do modelo intermunicipal Viaggio 900 ao luxuoso double decker Paradiso 1800 DD. A chegada de concorrentes como a terceira geração do Comil Campione e o Irizar i6, flagrado em testes no Brasil, apontou a necessidade de renovação. Assim a marca gaúcha decidiu reestilizar os Paradiso 1050 e Paradiso 1200, versões intermediárias da família.

A maior parte das alterações na carroceria foram externas, embora sejam bastante sutis. Na frente há nova grade cromada e faróis de neblina com LEDs (diodos emissores de luz), no lugar do canhão de luz anterior. O para-brisa passa a contar com o recurso antiembaçante, por meio de microfilamentos de tungstênio nas lâminas de vidro, além de opções da peça bipartida ou colada. Nos espelhos retrovisores o nome do modelo vem em revelo cromado, mesmo acabamento aplicado na moldura que contorna o cockpit. A traseira do Geração 7 ganhou também uma inédita luz de neblina e um novo para-choque.


O espaço interno para o motorista, bastante criticado, parece não ter sido alterado. Mas a Marcopolo modificou o console central do painel, melhor iluminado, instrumentação com acabamento soft touch (toque macio) e regulagem automática da posição dos comandos satélites, uma das principais inovações da família na época do lançamento. No salão de passageiros, mudaram a padronagem dos tecidos oferecidos para as poltronas, laterais e porta-pacotes. A poltrona semileito, solicitada por empresas que operam turismo ou linhas interestaduais, teve o ângulo de reclinação aprimorado para sete posições e apoio de cabeça com memória em função da aplicação de espuma viscoelástica e neoprene.

“O desenvolvimento dos nossos modelos é contínuo e nunca para. Desde o lançamento da Geração 7 vimos trabalhando em aprimoramentos para destacar ainda mais a linha Paradiso dos demais veículos do mercado”, explica o gerente corporativo de design da Marcopolo, Petras Amaral Santos. Além do Brasil e países vizinhos, a Geração 7 também é comercializada nos mercados da África do Sul e México. Ela pode ser encarroçada em chassis Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.

Nenhum comentário: