terça-feira, 18 de setembro de 2012

Parece uma reestilização, mas estes são os novos Logan e Sandero


Compactos de baixo custo na Europa, Logan e Sandero estão prestes a passar à segunda geração. Mas com a marca Dacia, subsidiária de modelos populares da Renault no Velho Continente. Imagens vazadas na web revelaram que embora tenham mudado por completo, a dupla manteve a identidade estética e o amplo espaço interno, o maior diferencial. Sedã e hatchback estreiam no Salão do Automóvel de Paris, que vai de 29 de setembro a 14 de outubro.

A produção no Brasil deverá começar na unidade da Renault de São José dos Pinhais (PR) somenteno fim de 2013 ou início de 2014, já que os modelos nem estão sendo testados no país. Quando forem lançados, os novos Logan e Sandero encontrarão uma safra renovada de concorrentes. Além da versão sedã do Chevrolet Onix, o primeiro vai encarar o Hyundai HB20 três volumes e o Toyota Etios. No encalço do Sandero estarão os novos Fiat Palio, Volkswagen Gol reestilizados, Onix, HB20 e Etios hatch.


Apesar de poucas informações sobre a segunda geração dos Renault tenham sido reveladas, percebe-se pelas fotos que o fabricante manteve a qualidade de construção – incluindo a plafatorma batizada de B0 – para não elevar os custos dos modelos. Por isso, para um leigo, pode parecer não haver muitas novidades. É no interior que aparecem boa parte das alterações que parecem não estar no desenho suavizado da carroceria, que parece mais uma nova reestilização. O painel, por exemplo, ganhou volante multifuncional, detalhes cromados, além de uma pequena tela multimídia LCD no console central. Um porta-objetos foi colocado entre os bancos. Estes, por sua vez, aparentam ter ficado mais confortáveis com a adoção de novas costuras e encostos laterais.


Um novo motor três cilindros turbo de 90 cv (cavalos) combinado ao sistema start-stop, que desliga o propulsor quando o carro está parado, está cotado para o mercado europeu. No Brasil, serão mantidos os motores 1.0 16v e 1.6 16v Hi-Flex além do 1.6 8v de 98/106 cv, que acabou de passar por mudanças ganhando o sufixo Hi-Power.


Nenhum comentário: