terça-feira, 18 de setembro de 2012

Equipe da UFMG vence Etapa Sudeste da competição Baja SAE Brasil


Acelerando debaixo de muita poeira e sol, entre 26 equipes e cerca de 400 estudantes de engenharia de cinco estados brasileiros, a equipe Baja UFMG da Universidade Federal de Minas Gerais venceu a Etapa Sudeste da competição Baja SAE Brasil. A prova aconteceu no último fim de semana no Distrito Industrial de Sarzedo (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Em segundo lugar ficou a equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo (SP), seguida pela equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.

A competição reúne carros off-road, projetados e construídos pelas instituições de ensino. Os baja, como são chamados os pequenos veículos, foram submetidos a provas estáticas e dinâmicas, avaliadas por um grupo de 70 juízes e comissários, todos voluntários da indústria da mobilidade.

Considerada mais difícil, a edição desse ano exigiu desafios principalmente para a suspensão dos carros durante as provas dinâmicas e as três horas do Enduro de Resistência. Ao todo, foram seis provas: Apresentação de Projeto e Rampa, ambas da FEI Baja; Fast Track - equipe Poli Fenix, da Escola Politécnica da USP; Suspension & Traction - equipe ITA Baja, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica; Reboque - equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e Enduro - equipe Vitória Baja.


Outra novidade válida apenas para a Etapa Sudeste foi a dispensa de limite de rotação dos motores, antes restrita a 3.800 rpm. Desta forma, os universitários tiveram a chance de aprofundar os estudos sobre consumo de combustível, durabilidade do motor, além de temperatura e lubrificação.

Próximas etapas
Mais duas competições regionais estão marcadas para o segundo semestre do ano. A Etapa Nordeste acontece de 9 a 11 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari (BA). De 23 a 35 de novembro será a vez do Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, receber a Etapa Sul.


[saiba mais]
Raio-x de um Baja SAE

Os baja são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura, e peso de até 113,4 kg. Suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi devem ser desenvolvidos pelas equipes, que têm ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Nenhum comentário: