terça-feira, 19 de junho de 2012

Sustentável carona


Marcas alemãs aproveitam holofotes da Rio+20 para apresentar conceitos elétricos. Mas é uma solução do grupo francês PSA o que está mais próximo da realidade

Como evoluir a mobilidade sem findar recursos não renováveis, caso do petróleo, nas próximas décadas? Esta pergunta começa a ser respondida com a chegada de veículos híbridos e elétricos, embora suas aplicações ainda sejam restritas ao Brasil e principalmente ao meio-ambiente do planeta – tema da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Pegando carona no encontro cujo principal objetivo é discutir e definir políticas ecologicamente corretas para o futuro do planeta, diferentes fabricantes apresentam no Rio de Janeiro suas ações e compromissos ligados a uma palavra em ênfase nos dias atuais: sustentabilidade.

Com a meta de ser “o fabricante de veículos mais sustentável do mundo”, a Volkswagen é uma delas. Criadora do conceito Think Blue (traduzindo, pense azul) de criar soluções e produtos ecologicamente corretos, a marca alemã expõe em um estande de 350 metros quadrados os Fox e Polo BlueMotion – versões levemente mais econômicas –, projetos sobre energias renováveis e reutilização de materiais, e o carro-conceito elétrico e-Bulli.


Uma reinterpretação moderna da Kombi, mais conhecida pelos alemães como Bulli, o e-Bulli é movido por um motor elétrico de 85 kW de potência e 27,5 kgfm de torque, força máxima que, como em outros elétricos, já está disponível desde a inércia. Alimentado por uma bateria de íon de lítio com capacidade máxima de armazenagem de 40 Kw, o motor oferece uma autonomia de até 300 km. No modo rápido, o recarregamento leva menos de uma hora para ser concluído em estações especialmente projetas para veículos elétricos. O interior não é tão espaçoso como na Kombi original – o e-Bulli tem dimensões de um carro pequeno –, mas há lugar para seis ocupantes distribuídos em duas fileiras de assentos. No painel digital, um iPad integrado ao console central conecta aos passageiros ao mundo.




Parceira oficial do comitê organizador da Rio+20, oferecendo os carros para autoridades e chefes de estado, a BMW tem um espaço ainda maior, de 400 m2. Nele, a marca demonstra um lounge de sustentabilidade, palestras sobre a submarca BMW i e o hatchback elétrico MINI E. O carro, equipado com motor de 200cv e baterias de íons de lítio com autonomia de até 200km, está disponível para test-drive durante todos os dias da conferência, em uma área do Autódromo de Jacarepaguá. O espaço interno, por outro lado, é comprometido. As mais de cinco mil células de armazenamento de energia ocupam o espaço do porta-malas e banco traseiro...


Híbrido + biodiesel
A iniciativa do grupo PSA (das francesas Citroën e Peugeot) parece mais próxima da realidade. Unindo a tecnologia híbrido diesel Hybrid4, já utilizada na Europa, e biodiesel brasileiro, o conglomerado obteve emissões de apenas 75g de CO2 por quilômetro em dois de seus maiores (e pesados) carrões – o Citroën DS5 e o Peugeot 3008. Com diesel normal, ambos os modelos emitem uma média de 99g.

Abastecidos com biodeisel B30 desenvolvido em parceria com o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da Universidade de São Paulo, o DS5 e o 3008 serão integrados à frota utilizada pela empresa nos testes da Fase III do Projeto Biodiesel Brasil e de viabilidade do biodiesel B100 (100% bio).


Como comparação, o carro brasileiro com o menor nível de emissões atinge cerca de 100g de CO2/km, equipado com motor 1.0, sem equipamentos de conforto como ar-condicionado e direção hidráulica, e pesando 800kg. Mesmo dotado de itens como seis airbags, direção com assistência elétrica, freios ABS e pesando 1.660 kg – e desenvolvendo 200 cv somando os motores diesel e elétrico -, o DS5 e o 3008 Hybrid4 poluem menos e alcançam a excelente média de 26,3 km/l no consumo de combustível. Tecnologia pronta para que a carona chegue ao seu destino final.


Botão seletor de opção do Hybrid4

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