terça-feira, 19 de junho de 2012

Sorriso novo, antes da plástica


Enquanto segunda geração não vêm, Siena EL, Palio Weekend e Strada ganham nova frente e equipamentos na linha 2013

Quando o primeiro Fiat Palio foi lançado, em 1996, Siena e Palio Weekend não tardaram a chegar – a diferença entre a data de estreia dos modelos foi de apenas um ano. Com a segunda geração dos compactos da Fiat, entretanto, a história é outra. Enquanto o hatch e o sedã já mudaram completamente, a perua e a picape Strada só devem receber a plástica completa em 2014 ou, quem sabe, 2015. Enquanto os substitutos não vêm, os modelos atuais receberam um sorriso novo no visual, acompanhado do Siena EL – versão de entrada do três volumes – para manterem-se atualizados diante da concorrência.

À primeira vista, a alteração estética até pode parecer profunda, mas ela se resume a um nova grade frontal integrada a um para-choque reestilizado, exceto na intacta Strada Working. Embora não tenha mudado praticamente nada na nova versão inicial, a picape ganhou a opção de motor 1.6 16v E-torQ na intermediária Trekking, até então equipada com o propulsor 1.4 Fire. O aumento de potência vem acompanhado da oferta da configuração de cabine dupla em todas as versões.



Na Strada e Palio Adventure, o para-choque frontal recebeu visual ainda mais robusto, mantendo o conjunto de dois faróis de neblina e dois de longo alcance. Novas rodas de 16 polegadas com pneus de uso urbano passam a ser oferecidas opcionalmente, juntamente com calotas e rodas de liga leve redesenhadas para toda a linha. Na traseira, a única novidade é a inclusão de uma régua cromada (exclusivamente para a Palio Adventure) e lanternas escurecidas.


Por dentro, as alterações foram mais profundas. O volante é herdado do Punto, com excessão do da moldura central que varia conforme a versão, e vêm acompanhado por novos tecidos nas forrações dos bancos e portas, console central, saídas de ar arredondadas, rádio CD MP3 e porta-objeto com tampa corrediça ao centro do painel. A bússola e o inclinômetro da Adventure também mudou, recebendo inédita grafia. Nas versões mais caras, as saídas de ar e os comandos do ar-condicionado tem acabamento cromado. Confira as principais alterações por modelo:

Siena EL
A versão de entrada do sedã é mantida na carroceria antiga para encarar o Chevrolet Classic. Disponível com motor 1.0 Fire de 73/75 cv (cavalos) ou 1.4 Fire de 85/86 cv, ela acompanha as mudanças da Weekend com novas calotas, apoio para o pé do motorista, minissaias na cor do veículo, maçanetas das portas e retrovisores na cor preta. Opcionalmente, o Siena EL oferece além do kit HSD, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio CD MP3, rodas de liga leve e faróis de neblina.


Palio Weekend
A perua, oferecida em quatro versões (Attractive, Trekking, Adventure e Adventure Dualogic) e três motores (1.4 Fire, 1.6 16v E-torq de 115/117 cv e 1.8 16v E-torq de 130/132 cv), ganhou também uma nova arquitetura para a parte elétrica, bolsas porta-objetos das portas com porta-garrafas, porta-óculos e revistas e nova chave telecomando para as versões Trekking e Adventure. A configuração familiar recebeu ainda uma nova estrutura para os bancos, facilitando a regulagem longitudinal e de altura. O volante, de três raios, pode vir com borboletas para trocas de marcha se o câmbio for Dualogic.



Strada
À venda desde 1998, a picape passa a oferecer nove versões de cabine simples, estendida e dupla, em três opções de versões (Working, Trekking e Adventure) e motor, respectivamente: 1.4 Fire, 1.6 16v E-torQe 1.8 16v E-torq. A versão 1.4 Fire deixa de ser oferecida a favor de uma versão Working mais equipada, com alerta de limite de velocidade, cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura, computador de bordo, grade protetora do vidro traseiro, retrovisores externos com comando interno e sistema follow me de série. Opcionalmente, ela pode vir com airbags e freios ABS com EBD (kit HSD), ar-condicionado, capota marítima, direção hidráulica, faróis de neblina, rádio CD MP3 com Bluetooth e entrada USB, janela traseira corrediça e volante com regulagem de altura.



[saiba mais]
Preços da linha 2013:

Siena 1.0 EL - R$ 28.150
Siena 1.4 EL - R$ 30.970
Palio Weekend 1.4 Attractive - R$ 41.490
Palio Weekend 1.6 16v Trekking - R$ 43.360
Palio Adventure 1.8 16v - R$ 51.510
Palio Adventure 1.8 16v Dualogic - R$ 53.390
Strada 1.4 Working - R$ 31.490
Strada 1.4 Working cabine estendida - R$ 34.540
Strada 1.4 Working cabine dupla - R$ 38.440
Strada 1.6 16v Trekking - R$ 38.350
Strada 1.6 16v Trekking CE - R$ 41.150
Strada 1.6 16v Trekking CD - R$ 45.050
Strada 1.8 16v Adventure CE - R$ 47.490
Strada 1.8 16v Adventure CD - R$ 51.490
Strada 1.8 16v Adventure CD Dualogic - R$ 54.060

Um comentário:

Blog do Zigg disse...

Boa matéria, bem escrita e com informações muito importantes para que quer comprar. Recomendo tb o buscador glix para ver preços de carros : Stranda