terça-feira, 15 de maio de 2012

Simpósio da SAE Brasil discutirá segurança veicular em Nova Lima

Como a indústria brasileira pode se adaptar à obrigatoriedade de airbags e freios ABS nos carros a partir de 2014 sem comprometer o preço, a economia de combustível e a segurança dos carros? Para responder esta e outras perguntas, a seção Minas Gerais da SAE Brasil promove no próximo dia 24 o primeiro encontro regional sobre o tema, com a presença de palestrantes especialistas em construção veicular. “A necessidade de falarmos sobre o assunto foi identificada depois que percebemos que ele vem sendo abordado em vários países. Por isso, vamos colocá-lo em debate e discutí-lo exaustivamente com grandes especialistas do mercado”, explica o chairman do simpósio, Ed Juarez Mendes Taiss.

Segundo Taiss, quando se fala em veículos mais econômicos consequentemente se trata de redução de peso. “Essas e outras questões sobre segurança a partir do uso de bons materiais na construção automotiva será o foco do simpósio, que fará uma análise mais profunda sobre esse mercado a fim de provocar o debate sobre em quais condições de competitividade a indústria brasileira se manterá”, explica.

O executivo acrescenta que o Brasil passa por grande reformulação nas normas de segurança veicular e, por isso, será preciso que a indústria se prepare e encontre materiais adequados para atender às mudanças na legislação. “O governo decretou diversas leis que entrarão em vigor já este ano, por isso, iremos alertar para as novas exigências de segurança e as novidades do mercado, inclusive internacional, e como está a competitividade. Mostraremos as soluções para atender às exigências”, aponta.

Influência
Na Europa, Ásia e Estados Unidos os requisitos em segurança veicular crescem sistematicamente e influenciam diretamente os designs dos automóveis, em especial, a estrutura veicular e peças de segurança.
Para o diretor de seções regionais da SAE Brasil, Carlos Eugênio Dutra, os simpósios são uma oportunidade de discutir tendências. “Isso contribui para o desenvolvimento de novas soluções no campo de engenharia e atualiza experiências, que são muito importantes para a inovação tecnológica”, avalia Dutra.

Serviço:
Simpósio SAE Brasil de Materiais
Quando: 24 de maio, de 8h15 às 17h30
Onde: Casa Fiat de Cultura - Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere, Nova Lima (MG)

Nenhum comentário: