quinta-feira, 17 de maio de 2012

Preparem os clássicos!


Organização das 1000 Milhas Históricas Brasileiras abre inscrições para segunda edição do prova, que promete reunir 50 modelos antigos ao longo de 1.700 km em junho

Fotos: Donizetti Castilho/Divulgação MasterMidia Marketing


Uma das competições de carros antigos mais charmosas do Brasil, o Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem data marcada: será entre 21 a 24 de junho, com saída do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP), rumo à Angra dos Reis (RJ), Caxambú (Região sul de Minas Gerais), Campos do Jordão (SP), e depois de quatro dias e cerca de 1.700 km na estrada, retorno à capital paulista. Nesta semana foram abertas as inscrições para a prova – que faz parte do calendário mundial da Federação Internacional de Veículos Antigos (Fiva) – e espera receber cerca de 50 clássicos fabricados entre 1919 e 1980. Para participar, basta se inscrever até 15 de junho no MG Club do Brasil pelo telefone (11) 3673-5065 ou nos e-mails: mgcbr@mgcbr.com.br / secretariamg@terra.com.br.

“Depois da boa experiência do ano passado, parece que a edição de 2012 terá ainda mais sucesso, pelo número de consultas para inscrições. O nível técnico já era bom e parece que será ainda melhor. Tenho certeza que os participantes irão se divertir e apreciar as belas paisagens, que também serão captadas pela mídia e pelos fãs de carros clássicos”, prevê o diretor da prova e piloto de rali, Luis Cezar Ramos Pereira.
Inspirada nas provas de 1000 Milhas existentes na Europa, Japão e demais países da América do Sul, a prova é um rallye histórico de regularidade onde a velocidade média é controlada entre 50 km/h a 80 km/h. Tudo supervisionado de acordo com as regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo).


Entre os clássicos aguardados estão desde os modelos ingleses das marchas Triumph e Jaguar aos nacionais da Puma e Karmann-Ghia. Como critério de participação, os carros devem ter no mínimo 95% de componentes originais. A lista de inscritos inclui participantes da Argentina, Itália, Portugal e Uruguai, além dos ex-pilotos de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi (com um Porsche 911 1971), Roberto Pupo Moreno (Alfa Romeo GTV 2000 1974), e o campeão de motociclismo Denisio Casarini (Porsche Kremer 1978). Ano passado, o participante mais antigo foi um Rolls-Royce 1927, cuja participação foi confirmada para 2012.

Vencedores de 2011
Na primeira edição, quem venceu a prova foi a dupla Rogério Franz e Mário Nardi, com Triumph TR4 1962, seguidos da Mercedes-Benz 500SL 1980 de Henrique Thielmann e Lucas Larivoir, e de Julio Berriel e Vera Nonaka, a bordo de um Mercedes-Benz 350 SL 1973.


[saiba mais]
Como o rali será disputado:

Pilotos - Os participantes vão correr em classes, conforme a experiência e equipamentos de navegação:

Master A
Dupla de piloto e co-piloto experientes, com direito a equipamento de navegação acoplado ao carro.

Master B
Dupla de piloto e co-piloto iniciantes, que utilizam somente o hodômetro do carro e cronômetro (pode ser digital ou analógico).

Turismo
Concorrentes não submetidos a níveis técnicos, só seguindo o roteiro estipulado, e por isso, não participam da premiação principal. Pode ter mais de dois participantes no veículo – adesivado e numerado como todos os demais.

Coupe des Dames
Haverá ainda o Troféu Feminino (Coupe des Dames), para a melhor dupla composta por mulheres.


Carros – Já os bólidos serão divididos em cinco categorias, de acordo com o ano de fabricação:

Categoria C, 1919 a 1930
Categoria D, 1931 a 1945
Categoria E, 1946 a 1960
Categoria F, 1961 a 1970
Categoria G, 1971 a 1980

Todas as categorias de carros serão subdivididas ainda em classes de motor: 1 - até 1300 cm³, 2 - de 1301 cm³ a 2000 cm³ e, 3 - superior a 2000 cm³.

Vencem os pilotos que percorrerem todo o trajeto com as melhores médias de velocidade.

Nenhum comentário: