segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lâmpada queimada pode ser sinal de pane elétrica


Poucos dias depois de trocar a lâmpada da sua motocicleta, ela queima novamente. A origem do problema quase sempre está no sistema elétrico. “Pode ser o sinal de que a fiação está em mau estado. Muitas vezes foi prejudicada pelo tempo de uso, clima ou adaptações”, comenta o gerente de engenharia da Magnetron, Amarildo Pereira.

Outra peça que também pode estar falhando é o regulador ou retificador, que regula a tensão para o farol e fornece a corrente para carregar a bateria. “O regular/retificador trabalha a fim de evitar o excesso de carga sobre a bateria ou aumento da tensão no farol e por isso precisa estar sempre em perfeito funcionamento”, explica Pereira.

A bateria que não carrega ou perde a carga com frequência também pode ser um sinal de que há problemas elétricos na motocicleta, seja na fiação ou no regulador/retificador. Como algumas das motos à venda com partida elétrica não tem a tradicional “partida a pedal”, é importante ficar atento e tomar como referência um mecânico de confiança.

Nenhum comentário: