quarta-feira, 5 de maio de 2010

Motores 1.0 e 1.4 Fire Evo poluem e consomem menos

Evo. O termo abreviado à segunda geração de motores Fire sugere evolução em desempenho e consumo. Desenvolvidos pela FPT Powertrain Technologies, divisão do grupo Fiat, as unidades 1.0 e 1.4 que estreiam no novo Uno exigiram três anos de desenvolvimento e quase 20 mil horas de testes, além de uma nova linha de montagem em Betim (MG) automatizada em 60%. Componentes como bicos injetores, coletor de aspiração, pistões, eixos de comando, tampas de válvulas, tensor automático da correia de distribuição e central eletrônica de injeção foram refeitos também para reduzir a emissão de poluentes.

Para o motor 1.0, parte dos componentes foram projetados para aumentar o desempenho em baixas rotações e reduzir o atrito interno, resultando numa redução média de 3% no consumo de combustível. Os novos pistões têm design inspirado em modelos de competição, para reduzir o peso ao máximo, mantendo uma alta taxa de compressão, enquanto as bielas tiveram o comprimento aumentado em 26,5%, passando de 111,85 mm para 140,5 mm - fator fundamental para a redução do atrito.



Já o sistema Continuously Variable Cam Phaser (do inglês variador de fase contínuo) oferece ao propulsor 1.4  (acima) um recurso jamais existente entre motores de baixa cilindrada no Brasil. Trata-se de um novo sistema de distribuição que permite uma variação na fase entre eixo comando de válvulas e virabrequim de até 50° de forma contínua. Desta forma, é capaz de gerar uma redução de consumo de até 5%, além de permitir ganhos de desempenho em altas rotações.

43 comentários:

Anônimo disse...

tenho o novo uno 1.0 e tenho notado que a media de consumo dele com alcool e de 6,5 por litro.acho muito para um carro desse porte , pois esse consumo e para motores maiores.alguem pode me orientar se esse consumo e normal?

Cobucci disse...

Comprei um Novo UNO Attractive 1.4 em Nov/2010, o vendedor da Concessionária me falou que ele fazia, com gasolina, em torno de 14km/lt na cidade. Até a data de hoje não consegui rendimento melhor do que 7,8km/lt. A FIAT insiste dizendo que o carro não tem problema. Não me iludo... a FIAT me enganou e está tentando me fazer cansar de reclamar e desistir !!!

Anônimo disse...

Sinto em discordar dos colegas, possuo um Uno 1.4 Sporting, e tenho feito 12km/lt na cidade, e 15km/lt na estrada com gasolina. A maneira de dirigir - pé leve - é obviamente determinante no consumo. Estou muito satisfeito.

Anônimo disse...

Atualizar a Centralina com um Scanner da FIAT, nas Concessionarias que tenham este equipo. é uma saída para esse consumo excessivo.
PODE ser que na compra, a revisão de entrega não tenha sido bem feita, sem realizarem os ajustes necessários na Centralina. Isso também pode ocasionar um maior consumo de combustível.

Anônimo disse...

De Posse em Goiás, até Goiânia... 140 por hora, 5 passageiros + bagagens: 13.25 Km p/ Litro. Normal?!!

Seria, se não houvesse feito esse mesmo trajeto com meu uno firezinho 2002: 17.5 Km p/ litro!!! E isso em 2002.
Que evolução é essa FIAT??????
Tá de sócia com o LULA na Petrobrás é???

Anônimo disse...

caracas... vc acabou de quebrar as pernas do amigo, ele achava que estava na vantagem e não eh bem assim, o carrinho do cara não tras tanta vantagem como ele esperava, mas isso eh assim mesmo, as vezes nos iludimos com esses motores.

Anônimo disse...

Comprei um Uno 1.4 Way 2011, vendi com 4000Km, motor muito ruim, consumo alto, transfere muito barrulho do motor para dentro do carro, não dava para passar dos 100Km/h.

Anônimo disse...

Caracas, esse trem de EVO, não tem nada de especial, e como todo bom brasileiro gostamos de ser iludidos com nome "xique" "fire evo", e as vezes não pesquisamos antes de comprar e .... o calor da emoção fala mais alto do que a razao??????

Anônimo disse...

O Novo Uno até que é um carrinho bacana.

Anônimo disse...

Novo uno tudo novo de novo tudo. Olha que lixo de carro, carroceria bonita mais o motor podre. TNC,é foda tudo isso, queria que o velho uno motor fire batesse o novo uno em relação de custo beneficio.

Anônimo disse...

fico olhando essas pessoas que reclamam do consumo do fire evo. geralmente quem reclama tem pe de chumbo. aqui em casa em um siena com motor 1.4 de 81 cv(dos primiros), e o coonsumo é excelente, o desempenho é bom, e o meu pai quando viaja mantem a media de 90/100/110

Hélvio disse...

Pessoal, tenho um Vivace 1.0 2012 e quero dizer o se3guinte:- eta motorzinho ruim, tenho que subir a imigrantes uma vez por semana e tô ficando louco, em quarta marcha pé no fundo e quase não sobe a 90 Km por hora ( importante, estou sempre sozinho), já levei em várias Concessionárias e todos dizem que esta tudo OK com a regulagem, tentei gasolinas especiais, alcool especial e nada, na reta tudo OK chega na serra, ferrou tudo, dá desespero, eu imagino se tiver mais gente ou carga dentro do carro, aí é que lascou de vez. Entrei em contato com a FIAT e nada de resposta. Tinha um Fire 2009 e tô morrendo de saudades. Fire, isso é que é motor, anda muito e gasta pouco. Será que alguem pode me ajudar?
hc-rgomes@hotmail.com muito grato

Anônimo disse...

Tenho uma Palio Week Trekking 1.4 2009 e faço média de 11,3 km/l uso misto cidade e estrada. Rodo em média 86km por dia. Depende do pé de cara motorista. Os motores são bons, não posso exigir muito pq a camionete é mais pesada que um Uno por exemplo. Estou parcialmente satisfeito. A insatisfação é o preço do combustível na bomba. Absurdo! Devíamos precionar o governo para baixar o preço do combustível ao invés de precionar as montadoras por motores mais economicos. É o que penso! Abraço

Anônimo disse...

NEGATIVO E POSITIVO

Eu tenho um UNO Vivace. Estou satisfeito. O Carro é um 1.0, ou seja, quem esperava um carro super potente não pesou direito antes de comprar, talvez a versão 1.4 seria o mais apropriado. Faço uma viagem de Ribeirão Preto a São Paulo uma vez por mês e não tenho do reclamar, mantenho os 110 e 120km/l a viagem inteira. O Consumo é muito bom, quem está se queixando disso precisa antes de mais nada avaliar se fica muito tempo parado em transito. Como todos os 1.0 é necessário um pequeno embalo antes de uma subida, algo que para todo bom motorista não é segredo. Estou com o meu há 9 meses (14.000 km rodados) e ele não apresentou NENHUM problema de funcionamento, os únicos inconvenientes ficaram pelas 3 visitas na concessionária para resolver problemas de barulho no retrovisor, mecanismos do vidro e fechadura do porta-malas. Fui informado na FIAT que esse carro tem um motor movido a álcool preparado para usar gasolina, ou seja, o funcionamento e o desempenho será melhor no álcool.
PONTOS NEGATIVOS:
Retrovisores externos enganam na distancia por causa da lente (Um carro a 10 metros parece estar a 50);
Pouco espaço para os caronas no banco traseiro;
Nível de ruído do motor é alto dentro do veículo;
Velocímetro chega a marcar 15Km/h a mais (Avaliei com um GPS).
PONTOS POSITIVOS:
Consumo;
Troca de óleo a cada 15.000Km (Sintético);
Revisão dos 15.000 km com preço baixo (R$162,00);
Preço do Seguro;

Anônimo disse...

meus amigos tenho um uno sporting 1.4 na gasolina ele é a te razoável mais no alcool impocil de andar na cidade NAO FAZ MAIS QUE 7 TENHO CERTEZA MESMO NA CASQUINHA DO ACELERADOR

Anônimo disse...

Tenho um Sporting 1.4, comprado em agosto do ano passado... hoje, chegando aos 20 mil KM só tenho a reclamar do barulho de algumas peças plásticas no interior do veículo. O consumo depende mesmo do pé do motorista e neste modelo se usar o comp de bordo no modo consumo instantâneo é possível notar muita diferença. o meu ta fazendo 12,6km/l de gasolina na cidade (na manhã, sempre controlando o pé) e na estrada faz 16,8km/l gasolina (média de 100, 110Km/h). Claro que se pisar a média cai... numa viagem de 100km, a uma média de 140Km/h fez 11km/l... usei alcool uma vez e na estrada fez 10km/l!!! o carrinho é muito bom e quando precisa ele anda mesmo!

Anônimo disse...

A 140 km 5 pessoas dentro e fez 13 km por litro...
Ta bom demais nao acha ? Se vc fosse a 80km com certeza seria mais economico.

CB SUL disse...

Não dá pra entender.
Vcs compram um Uno e querem que o motor ande como um formula um e gaste nada? Comprem uma bicicleta.

Aprigio de Goiania disse...

Aprigio de Goiania;
Cara, comprei um 1.0 completo, gato por lebre; bebe demais, e nao sobe nada. To pensando em um 1.4.

Anônimo disse...

Tenho um way 1.4 e o consumo misto de cidade e estrada é de 12Km/l. Acredito que a fiat fez alguma revisão no programa da central de injeção eletronica para melhorar um pouco o consumo, mas isso depende do motorista também .

Anônimo disse...

26 de julho de 2012
tenho vontade de adquirir um uno sporting 1.4. tenho duvidas deste motor evo housso tantos comentarios deste motor que fico ate em duvida de comprar este carro, que e tão file, o que faço.

Anônimo disse...

Não conheço esse motor EVO mas eu tinha um Uno 2007 motor fire 1.0 que era gastão à beça, 4,5 kml cidade e 7 na estrada com gasolina. Levei na concessionária, não resolveram bulufas de nada. Continuou gastando muito. Nunca coloquei 120 ou 130 kmh no carro, não gosto de carreiras, já tenho 69 anos e jamais daria pau no carro. Vendí o carro por causa de entupimento de bicos todo mês, e consumo elevado. Os pneus não aguentaram nem 16.000 kms. O uno tem a característica ruim de gastar os pneus dianteiros do lado de dentro, não sei se corrigiram esse inconveniente. Não vejo nada de interessante no uno, pra ser tão badalado assim. Desconfortável, quando chove embaça tudo, barulhos internos que ninguém consegue descobrir, enfim, não gostei nem um pouco desse carro.
E também não acredito que exista algum uno que desenvolva 12, 13 ou 14 kml, seja alcool ou gasolina. Isso é conversa de quem está arrependido e quer se desfazer do veículo. O máximo que desenvolve seria 9 kml gasolina e estando a 100 ou 110 kmh. Quem quizer discordar que discorde, mas até hoje não ví nenhum com esse ganho de consumo. A melhor maneira de conferir consumo, é encher bem o tanque até não caber mais combustível. Anotar o velocímetro e rodar uns 250 kms, encher novamente até a tampa e ver quanto gastou em litros, aí divide-se os 250 km rodados pela quantidade de combustível consumido. Aí sim você terá um consumo real. Sei que muita gente sabe disso, mas também tem muitos que olham só o que foi colocado na bomba sem conferir se o tanque estava completamente cheio.

Anônimo disse...

É doutor... em brasília faz 12, 13, ou 14km/l sim...


O Sr. Acreditando ou não, faz e pronto, é fato!

proteu uno fazer 7km/l na gasolina na estrada ou o senhor anda de terceira a a 100/kmh com um carga de 500kg no carro ou teu carro tem um sério defeito de fabricação...

Dudu Lima - Maverick V8® disse...

Todo carro Flex bebe mais que um carro com motor movido apenas à gasolina ou a etanol! Não tem mágica perfeita pra fazer um motor Ciclo Otto funcionar perfeitamente com dois tipos diferentes de combustível (Flex).

O complicado dessa história é ver esses carros com motorzinhos modernos e flex, consumindo o mesmo que um carro com motor dinossauro de 1.8L ou 2.0L. É tenso!!!

Erasmo Krüger disse...

Comprei um uno sporting 1.4 e estou bem satisfeitov com o consumo que fica em torno de 11 kml na cidade fazendo meu trecho curto de 3km até o trabalho. Na estrada o pequeno trecho que fiz marcou 13.6 de média. Eu tinha um fiesta 2010 1.0 e na conseguia fazer mais que 8kml na cidade.

Anônimo disse...

Senhores. Tenham calma.
Quando se escolhe um carro com motor 1.0 busca-se um carro para transito urbano ou até estrada mas priorizando a economia. Não um carro que tenha força, velocidade e economia.
Acreditem mas tenho um pálio 2003 1.0 fire, gasolina. Consigo que ele faça 15,2 ou 15,4 km /l em tráfico misto pois rodo parte urbano e parte em via expressa e isso rodando 95 kms por dia. Indo para o Rio de Janeiro a 2 anos, consegui uma média d 17,4 km/l. Quasse fui e voltei a ilha do governador com um tanque de 48 litros. Precisei colocar mais 3 litros para acabar de chegar(literalmente). Hoje tenho tb um siena 10/11 flex e estou aprendendo a lidar com seu consumo. Fiz uma viagem recente de 240 kms sendo 26 em estrada de terra usando marchas reduzida, 2ª e 3ª. O computador de bordo apontou 16,4 km/l. Refiz as contas pois anoto kilometragen e qtde de litros a cada abastecimento. Tenho certeza que mais de 15,5 km/l o carro fez. Mantive média variando de 100 a 120 km/h no trajeto em asfalto e de 20 a 50 na terra, e claro, embalando o carro no pé das subidas e aliviando o pé no meio dela já que não adianta pisar. E agora? o que me dizem? Depende ou não depende do pé e da forma de coduzir? De qualqur forma, cheguei onde queria, com segurança e economia. Um abraço.

Anônimo disse...

Saber Dirigir faz toda diferença, tenho fiat a anos e estou satisfeito com as medias, pois estão de acordo com o tipo de estradas percorridas. Variam de 10 na cidade (com muitas sinaleiras) até 17 na estrada.

Anônimo disse...

Caro colegas,
Acredito, que o consumo justifica-se pela forma de dirigir...E vejo hoje que as pessoas estão enlouquecidas no transito e nas estradas. Hoje mas do que nunca devemos ter cautela para dirigir.. A FIAT está entre as melhores. Eu ,hoje busco custo benefício. Quero fazer uma ressalva:
Vamos ter mas AMOR ao dirigir, não somos pilotos e todos nos vamos chegar ao nosso destino.
"Paciência muita paciência ao dirigir"

Anônimo disse...

Esse novo motor Fire 1.0 deve ser bem diferente do meu 2001! Aumentou em quase 3.0 cm o comprimento da biela e continuou com a mesma taxa de compressão? Isso é uma mudança que acarreta grandes mudanças, até na altura do motor. Espero que seja tão bom, robusto, econômico e resistente como o meu antigo Palio Fire EX 1.0
Jmv

Anônimo disse...

EVO Fire: é o mesmo motor FIRE sob disfarce. Não é mais econômico, não é mais potente, e ainda tem o corpo de borboleta com 40.000 . Mas é um carro típico para o povo brasileiro: já que é um povo burro, unha de fome e descuidado por natureza.

Unknown disse...

Tenho uma way 2011 1.4, bebe e vibra até o talo, não da para passar de 100 kms que é um inferno, já li aqui na net que melhora trocando os cxins do motos pelo do 1.4 sporting, que são hidráulicos, alguém sabe sobre isso???

Andre Silva disse...

Tenho um Uno Sporting 1.4 12/12. O carrinho bom !!! Além de moderno, tem bom desempenho e na gasolina é bem econômico. Média de 90 / 100 km/h na estrada, oferece um redimento médio de 16 km/l. Na cidade fica entre 12 / 12,5 km/l com esse nosso trânsito péssimo. Estou satisfeito !

Andre Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

troquei meu pálio 2012 economy por um atractive 2014 1.0, to sentindo a diferença no bolso, já estou com saudades do meu velho palio economy, pois andei mais de 650 km com ele no alcool e só gastei R$130.00 reais já este novo com motor evo tá f...

Anônimo disse...

Sinto informar-lhes tenho um siena 2002 fire e estou tendo todos os problemas mencionados acima. Não venham falar que é pé de chumbo ou coisa parecida haja vista que sei muito bem pilotar eu disse isso mesmo pilotar, pois tenho carro turbo e o siena bebe igualzinho ao carro turbo. Agora o que todos tem a dizer a respeito disto.

Anônimo disse...

Pois é meus caros , temos muitas opiniões diferentes aqui , acredito que todos que falaram que o Uno 1.0 (modelo novo) tiveram azar ao comprar o carro e nem fazer 7 km/L. tenho um a quase 1 ano , a economia na cidade é sim, menor, do que a do uno antigo ( já que o carro é mais pesado e possui agora + conforto com a suspensão modificada e os bancos novos ) o meu faz 10,5 - 11 km/L na cidade e 14 na estrada e não se espantem, é para ser assim mesmo. O novo motor tem um pouco mais de torque em rotações baixas e só desenvolve com rotações acima de 3500 giros.(Isto é característica padrão dos motores classe fire e fire evo) Logo , se queres desempenho do 1.0 , vais ter que acelerar ... No meu Uno vivace 1.0 eu fiz estas marcas antes do corte de injeção de segurança do motor.
Por ordem de marcha:
1º 33 km/h
2º 62 km/h
3º 102 km/h
4º 130 km/h
5º 158 km/h velocidade máx. em linha reta .
5º com um pequeno declive 183 km/h

Então se queres andar + rapidinho ande acelerado ... e pague o preço do combustível .... e claro... se queres aceleração e desempenho melhor .. compre carros só acima de 1.6 e olha lá!

PALIO ATTRACTIVE 1.0 ANDANDO MUITO . . . disse...

TENHO UM PALIO ATTRACTIVE 1.0 ANO 2011/12, O CARRO JÁ TÁ COM 30 MIL KM, E NÃO TENHO NADA A RECLAMAR, POIS O CARRO ALÉM DE ANDAR MUITO, MUITO MESMO, AINDA É ECONÔMICO QUANDO EU USO GASOLINA COMUM DE BOA PROCEDÊNCIA. EU NEM NOTO QUE ELE É 1.0. ANTES DESSE PALIO EU TIVE UM GOL 1.0, QUE NEM CHEGA AOS PÉS DELE. É COMO JÁ DISSERAM, É SÓ UMA QUESTÃO DE SABER DIRIGIR!!!

Anônimo disse...

gostaria de saber qual a origem do motor evo, onde ele foi produzido pela primeira vez?

Anônimo disse...

"evo" te enganar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

uihauihauihauiahau vc do ("EVO" te enganar) vc muitooooo sem graça aposto de deve andar de bicicleta seu bosta preto do caralho

Anônimo disse...

EU trabalhei 3 anos na fiat e sei o quanto a FIAT evoluiu MAS os novos Unos são muito ruins ... os carros da fiat pra mim são os melhoras como Palio,Punto,Bravo e entre outros

Anônimo disse...

Tenho um Punto 1.4 Evo 2013. Depois dos 10.000km melhorou bastante o consumo. No incio fazia 7km/l de etanol, agora está fazendo 8,5km/l no mesmo percurso diário (70% cidade 30% estrada). Com um Fox 1.0 basicão fazia 9.0km/l.

Anônimo disse...

bom pessoal eu também tenho um uno wa 1.0 evo fire a questão e,dirigo desde 95 ,com cart.de habilidade ,já tive carros com carborador na decida ponto morto ,hoje injeção sempre engatado a marcha ,na estrada fiz 13,5 no álcool 90,100,140 145 km porora pois no álcool tem mais torque na gasolina fiz 17.7 acreditem ,na cidade álcool 9 por litro ele não esta andando muito mais arrocho um pouco cada marcha vai ate 5 há 6 mil giro não importa ele já esta ficando mais espertinho