quarta-feira, 3 de março de 2010

Salão de Genebra: Superesportivos “verdes” buscam redução na emissão de CO2


Vapor e benzeno eram os combustíveis de grande parte dos carros expostos no primeiro Salão de Genebra, em 1905. 105 anos depois, a meta dos fabricantes é reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) de acordo com as normas estabelecidas pela União Européia. Nem a Ferrari escapou. A 599 GTB Hy-Kers aposta num motor elétrico de 100 cv que ajuda outro propulsor, a combustão, obtendo uma redução de 35% nos poluentes.

A tecnologia híbrida tem sido levada mais a sério pela Porsche que, além do Cayenne, revela o belo estudo 918 Spyder, que combina um V8 a gasolina a um motor elétrico em cada eixo, alcançando um consumo médio de 33,3 km/l. Na Lotus, a atração é o Evora 414E Hybrid, com autonomia de 55 km. A Lamborghini teve como meta reduzir em 70 kg o peso do Gallardo LP-570-4 Superleggera, tornando-o capaz de emitir 20% menos CO2. Coincidência, ou não, a Suíça pretende transformar 15% de sua frota em veículos elétricos até 2020.

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