quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Governo prorroga desconto de IPI para carros flex até março de 2010
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira (24) a prorrogação das alíquotas reduzidas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros flexíveis em combustíveis. Modelos equipados com motor 1.0 terão a alíquota de 3% mantida até 31 de março de 2010, ante o percentual de 7%, que voltaria de forma gradual, até janeiro do próximo ano. Para os modelos de propulsor até 2.0, o imposto continua em 7,5% até o final de março - a previsão anterior era de que o percentual de 11% voltaria, também gradualmente, até janeiro. Veículos equipados com propulsor a gasolina, de qualquer cilindrada, continuam com a elevação gradual do imposto.
Para Mantega, a prorrogação é importante para o setor, que é um grande empregador e tem investimentos significativos no país. O Ministro também declarou que irá incentivar a produção de veículos menos poluentes por meio de um estudo, cujo primeiro relatório será anunciado também em 31 de março. Outra novidade será o selo de consumo que o Inmetro e o Ministério do Desenvolvimento estão desenvolvendo para avaliar os carros segundo o gasto de combustível. “Será um mecanismo útil para medidas do governo”, afirmou o Ministro.
Mais poluidores
Em setembro deste ano o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama divulgaram o ranking “Nota Verde”, que avaliou a poluição emitida por diversos modelos nacionais. Os movidos a álcool encabeçaram a lista. Embora o Governo os considere mais limpos, e por isso prorrogou o IPI, os carros movidos pelo combustível derivado da cana-de-açúcar (incluindo alguns flex) estão em oito das 15 piores posições da lista.
Conforme já publicado por Motorgerais, foram avaliados 251 veículos leves produzidos em 2008. Os flex tiveram avaliações diferentes, para gasolina e álcool. A melhor nota foi dada ao Ford Focus 2.0, a gasolina. Os Chevrolet Meriva 1.8 e Corsa 1.4, ambos a gasolina, foram os piores classificados, seguidos de outros quatro modelos testados com álcool no tanque: Peugeot 307 Sedan 1.6, Citroën Xsara Picasso 1.6, Citroën C3 1.4 e Renault Scénic 1.6. A partir de 2014 novos limites de emissão de poluentes entrarão em vigor no Brasil.
Caminhões
O Governo Federal também manteve a alíquota zero do imposto para caminhões novos até janeiro de 2010. As medidas acompanham o que ocorreu no setor de eletromésticos, que teve maior redução de IPI para equipamentos que consomem menos energia.
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