quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TEST-DRIVE: EFFA ULC



PARA O TRABALHO. NÃO MUITO PESADO - Nos anos 90 a microvan Asia Towner se tornou um fenômeno no Brasil graças à sua praticidade e economia de combustível. Porém, ela foi descontinuada, os anos se passaram e o seu maior público -os profissionais autônomos- ficaram sem opção à altura. Pelo menos até a chegada de três modelos chineses bem semelhantes. O Effa ULC, versão passageiros, foi o primeiro deles a ser dirigido por Motorgerais para a série Test-Drive, sinergia de conteúdo com o site Notícias Automotivas que mostra as impressões como um consumidor comum.

Ao dirigir
Para os maiores de 1,85 m, como eu, o amplo espaço interno é a primeira característica ao ser notada logo ao entrar no interior. Sentado no banco do motorista, vem a primeira decepção: não há regulagem de altura para o volante. O acabamento é simples, com ênfase no plástico abundante no painel, nas portas e a forração dos bancos é semelhante a uma capa de proteção. Pode-se levar até sete passageiros (na configuração 2 + 2 + 3) e a visibilidade é ótima, graças aos amplos vidros laterais e traseiro.

Dada a partida, hora de guiar. Logo na saída o câmbio se mostra impraticável: é algo impreciso e extremamente difícil para se encaixar as marchas. É preciso ter certa manha. Embora seja 1.0, o motor com 47 cavalos e 7,4 kgfm de torque parece ter 800 cilindrada, também exigindo paciência. É difícil acompanhar o trânsito de uma avenida, mesmo pisando fundo no acelerador. A velocidade máxima anunciada pelo importador é de 100 km/h. Na hora de negociar, nos foram ofertadas duas opções de compra: uma ULC ano 2007 por R$ 26 mil e várias outras unidades ano 2008 por R$ 27.200, o que indica estoque antigo nas revendas. (B.F.)



FICHA TÉCNICA
Effa ULC (Ultra Light Comercial)

MOTOR - Quatro cilindros em linha, oito válvulas, a gasolina; potência de 47 cavalos a 5.000 rpm; torque de 7,4 kgfm de 3.500 rpm
TRANSMISSÃO - Manual, de cinco velocidades
DIREÇÃO - Mecânica, tipo pinhão e cremalheira
SUSPENSÃO - Dianteira independente, do tipo McPherson, com molas espirais e amortecedores pressurizados; traseira de eixo rígido com feixe de molas helicoidais e amortecedores pressurizados
FREIOS - Dianteiro a disco e traseiro com tambor auto-ajustável
RODAS/PNEUS - aro 13, 165/70
DIMENSÕES - 3,56 metros de comprimento; 1,60 m de largura; 1,67 m de altura
PESO/CAPACIDADE DE CARGA - 960 kg; 570 kg

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE - Acendedor de cigarros, ar quente, rádio, desembaçador e limpador do vidro traseiro

OPCIONAIS - Não há

BOM
- Espaço interno
- Visibilidade

RUIM
- Acabamento
- Desempenho

PREÇO: R$ 26 mil (modelo 2007) e R$ 27.200 (modelo 2008)



11 comentários:

William Gamnbine disse...

gostaria de saber o que significa o botão do painel que esta escrito REC
Agradeço desde já!

Unknown disse...

Faço a mesma pergunta do amigo William...
P/ QUE SERVE O BOTÃO REC DO PAINEL...

FRG disse...

acho que o botão REC é tipo um climatizador.. não chaga a deixa o ar frio mas da uma quebrada o ar morno que vem da rua.. acredito que não seja um ar condicionado e sim um climatizador fraco...bem fraco hehe se alguem tiver mais alguma informação favor me repasse por e-mail
fabricio_elfera@hotmail.com
ATT Fabricio effa bau branca

Unknown disse...

Alguém tem o manual da Towner?

Unknown disse...

É um reciclador de ar.

Unknown disse...

Boa noite Willian eu tenho uma 2011 também é tem esse botão REC vc pode me informar para que server

Unknown disse...

Faço a mesma pergunta

Unknown disse...

boa noite pra acionar o compressordo ar tem queaperta o rec

Unknown disse...

Gostaria de comprar uma Towner ano 2009á 2010 prata quem tiver vendendo me ligue 996822410

Unknown disse...

Pretendo comprar uma Tower Effa ano 2012 contato 35 991802710 tenho um gol G 3 pra negociar

Unknown disse...

Eu quiero comprar una 11970543170