terça-feira, 21 de julho de 2009

DICAS PARA MANTER O CARRO ORIGINAL COM SOM INSTALADO

ACESSÓRIOS - Carro novo, hora de instalar o som. Mas será que manter a desejada originalidade do zero km é uma desafio? Segundo o consultor técnico da Arlen do Brasil, Wellington Ribeiro, a resposta é não. "Hoje há diversos kits originais, mas as opções são variadas e isso requer atenção", comenta. O problema começa com o tamanho do alto-falante, muitas vezes reduzido para encaixar o falante com adaptador no espaço original. Aplicando um som menor perde-se a área do cone e do deslocamento de ar. Será necessário cortar o chicote de fios que vem no veículo, gerando perda de garantia, podendo ocorrer também curto circuito ou dano no reprodutor de áudio.

Escolha do som e instalador
Para fugir dessa situação, antes de tudo deve-se optar por kits originais, que vem com conector original e não exigem adaptadores. A loja onde será feita a instalação também é essencial no processo, devendo ser especializada (com profissionais experientes), limpa e com ferramental adequado. Optando pela sonorização básica, o trabalho do instalador é simplificado. Ela é composta pelo amplificador original (CD Player) e um conjunto de kit original que deve ser instalado no local definido pelo fabricante do veículo. Geralmente são dois alto falantes dianteiros e dois traseiros.

Preferência musical
Se você privilegia sons agudos, a melhor opção é a instalação de tweeters, que geralmente tem um espaço reservado próximo às maçanetas das portas dianteiras. Mas se os sons graves prevalecem, pode-se investir em um subwoofer, tipo especialmente desenvolvido para esse tipo de reprodução. O local de instalação é, na maioria das vezes, no porta malas -em caixa dutada ou selada. A opção pelo som com mais destaque para os graves exige a instalação de um booster ou de um amplificador, mas abre espaço para não instalar o kit traseiro.

Nenhum comentário: