terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ministério do Meio Ambiente divulga nova lista com carros que poluem mais



O Ministério do Meio Ambiente divulgou hoje uma nova lista com os carros que poluem mais. Desta vez foram avaliados 402 modelos produzidos em 2009 à venda no Brasil. Em setembro deste ano a autarquia do Governo já havia divulgado um ranking com 251 automóveis, porém fabricados em 2008. A exemplo da lista anterior, a classificação avaliou com notas de uma a cinco estrelas, por meio de um critério estabelecido pelo Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) e pelo Ibama. Cada modelo recebeu de uma a três estrelas em testes de emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (NMHC) e óxidos de nitrogênio (NOX), além de outras duas estrelas para emissões de dióxido de carbono (CO2).

Melhores e piores
A pontuação máxima foi dada a 22 carros, enquanto que outros 20 obtiveram a nota mínima. Entre os mais sujões estão os Citroën Berlingo, C4, C4 Picasso e Xsara Picasso, os Mitsubishi L200, Pajero e Outlander, Peugeot 407 (acima) e os Volkswagen Jetta e Jetta Variant 2.5. Os mais limpos foram os Chevrolet Celta e Prisma 1.0, Citroën C3 1.4, Fiat Idea Adventure Dualogic 1.8, Palio ELX 1.8, Siena HLX 1.8, Stilo 1.8 manual e Dualogic, Ford Ka 1.0, Volkswagen Fox 1.6 e SpaceFox.


 
Os modelos da PSA (Peugeot-Citroën) receberam as piores notas no geral. 15 carros do grupo tiveram apenas uma estrela, sendo que 14 são equipados com motor 2.0 a gasolina. Outros 11 modelos equipados com motor 1.6 flex conseguiram apenas duas estrelas. O resultado também foi dado ao propulsor 1.4 16v Turbo da Fiat, que equipa Punto e Linea. Já o motor 1.8 de origem Powertrain, utilizado em modelos da marca italiana e da General Motors, conseguiu a melhor pontuação do ranking. Os motores 1.0 e 1.4 Econo.Flex e 1.6, da Volkswagen, também foram bem avaliados.

Nenhum comentário: