quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Minivans compactas ganharão novos representantes em 2010, como o Fiat Idea reestilizado



Primeiro foi a Scénic. Depois vieram Zafira, Xsara Picasso, Meriva e Idea. Como que num fenômeno, as minivans - tipo de veículo que valoriza o espaço interno em dimensões compactas - tornaram-se prediletas em relação às tradicionais peruas. Entretanto, o tempo passou e o segmento praticamente não se renovou. Hoje, comparadas às suas equivalentes européias, as minivans brasileiras ficaram defasadas, com ênfases aos modelos médios em sua totalidade.

A exemplo deste ano, que marcou a chegada da dupla Nissan Livina e Grand Livina, 2010 promete reverter este quadro com a estreia de uma ampla reestilização no Fiat Idea e o inédito Citroën C3 Picasso. O primeiro, flagrado em testes por Motorgerais, ganhará conjunto ótico arredondado na dianteira e traseira, opção de câmbio automatizado para versões além da Adventure (veja nas fotos) e novo painel, ainda no primeiro semestre do próximo ano.



Então será a vez do modelo francês (abaixo) ganhar cidadania brasileira, com direito até a uma roupagem aventureira, para rivalizar com o renovado modelo da Fiat. Em tese, substituirá o atual Xsara Picasso e, por isso, terá opções de motor 1.6 e 2.0 16v, câmbio manual ou automático. Os franceses C4 Picasso e C4 Grand Picasso, continuarão a ser importados, numa faixa de preço acima, que varia de R$ 81.800 a R$ 89.590.



Um caso à parte
Definido por alguns como um hatch, devido a sua baixa estatura, o Honda Fit é uma minivan na essência. Entretanto, não pode se comparar à maioria em tecnologia. Isso por que o fabricante japonês tem como estratégia deixar todos os seus modelos fabricados no Brasil atualizados em relação aos do primeiro mundo. Sua segunda geração foi lançada por aqui há cerca de um ano.


EM PLENA FORMA
Desatualizadas, minivans médias agradam pelo bom espaço, desempenho e preço

Chevrolet Zafira
Motor: 2.0 flex de 133/140 cv
Câmbio: Manual ou automático (versão Expression)
Principais equipamentos: Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos
Preços: de R$ 58.601 a R$ 73.050

Citroën Xsara Picasso
Motor: 1.6 flex de 110/113 cv e 2.0 a gasolina de 138 cv
Câmbio: Manual ou automático (versão 2.0 Exclusive)
Principais equipamentos: Ar-condicionado, airbags dianteiros e direção hidráulica
Preços: de R$ 53.990 a R$ 69.490

Renault Scénic
Motor: 1.6 flex de 110/115 cv
Câmbio: Manual
Principais equipamentos: Ar-condicionado, airbags dianteiros e direção hidráulica
Preços: de R$ 49.190 a R$ 60.890

4 comentários:

Anônimo disse...

É verdade que o mercado de minivans e seus derivados já sente a falta de novidades.

Por exemplo, a Zafira e a Meriva estão ultrapassadas e não há nenhuma notícia sobre quanto vão chegar as novas gerações.

A Honda é uma das poucas que oferecem produtos atualizados e, mesmo com preços absurdos, são líderes em suas respectivas categorias.

Anônimo disse...

Faltou o Doblo nessa relação

Bruno Freitas disse...

Mas o Doblò não é uma minivan (monovolume). É uma multivan, além do fato de também ter versões para carga.

Edson Fernandes disse...

Vale lembrar ressalvas colocadas nos modelos citados aqui:

A Zafira de fato é a unica que não oferece mais os ABS de série. Agora somente como opcional.

A Xsara Picasso 2.0 em qualquer versão ja oferece Air Bag duplo, na exclusive compõe de Air Bag frontal (duplo) e lateral, além de ABS.

A Scenic oferece como opcional ABS.

Meriva, não oferece Air Bag e nem ABS na versão 1.4. No site informa que como opcional é possivel, mas apenas na opção 1.8 Easytronic que de fato é possivel a adoção de tais itens.

Abraços
Edson