terça-feira, 15 de setembro de 2009

TEST-DRIVE: CN AUTO TOWNER



BELA (E PELADA) - Substituir um modelo de sucesso não é das tarefas mais fáceis. No caso da CN Auto Towner o nome é que foi sucedido. Importada da China, a microvan nada tem a ver com a similar da extinta Ásia Motors, mas traz o mesmo motor 1.0 de origem Suzuki das concorrentes Chana e Effa ULC, esta também avaliada pela série Test-Drive, parceria entre Motorgerais e o site Notícias Automotivas.

Embora nanica, a nova Towner tem no design um ponto forte. Criada pela renomado estúdio italiano Pininfarina, sua identidade é composta por elementos triangulares nos faróis e lanternas. Nas laterais, um vinco demarca os pará-lamas laterais e portas dianteiras, num resultado simples e moderno. Sem dúvida, é a melhor aparência do trio de microvans chinesas.

Por dentro, o painel também é bem desenhado e vem em dois tons de bege. No entanto, a exemplo da Effa ULC, os bancos possuem acabamento aquém do esperado, se assemelhando a capas oferecidas no mercado de acessórios. O espaço interno da versão de passageiros, com capacidade para sete pessoas, é adequado. A maior decepção surge quando vimos a lista de equipamentos: há apenas conta-giros no painel, faróis e luz traseira de neblina, limpador e desembaçador do vidro traseiro. Esqueça direção hidráulica, regulagem de altura para o banco do motorista e computador de bordo. Não há opção. Vidros elétricos e ar-condicionado (por mais R$ 1.990) podem ser comprados à parte, mas como fica o desempenho?

Bem pior do que já é. Embora próprio para o tipo de veículo, o propulsor 1.0 de 48 cavalos de potência é lento nas retomadas e tem velocidade final muito limitada. A exemplo da Effa ULC é um problema para quem guiá-la em vias de grande fluxo. Cotada por R$ 27.900 pelo fabricante, a Towner pode estar vendendo bem. Isso por que a concessionária CN Auto de Belo Horizonte nos pediu R$ 29.995 por uma unidade. Será que ela está sendo muito procurada? (B.F.)




FICHA TÉCNICA
CN Auto Towner

MOTOR - Quatro cilindros em linha, oito válvulas, a gasolina; potência de 48 cavalos a 5.000 rpm
TRANSMISSÃO - Manual, de cinco velocidades
DIREÇÃO - Mecânica
SUSPENSÃO - Dianteira independente, do tipo McPherson; traseira com feixe de molas
FREIOS - Dianteiro a disco e traseiro com tambor auto-ajustável
RODAS/PNEUS - aro 13, 165/70
DIMENSÕES - 3,92 metros de comprimento; 1,50 m de largura; 1,87 m de altura
PESO/CAPACIDADE DE CARGA – 1.000 kg; 600 kg

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE - Conta-giros no painel, faróis e luz traseira de neblina, limpador e desembaçador do vidro traseiro

OPCIONAIS - Vidros elétricos e ar-condicionado

BOM
- Espaço interno
- Desenho

RUIM
- Acabamento
- Desempenho

PREÇO: R$ 27.900



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