sábado, 6 de outubro de 2012
Eletrizante ideia
Repleto de exclusividade, SLS AMG Coupé Electric Drive quer ir além entre os bólidos elétricos
Com o lançamento do SLS AMG Coupé Electric Drive, a Mercedes-Benz entra na era dos superesportivos livres de emissões. Projetado sob a batuta da divisão esportiva da marca alemã, o bólido carrega quatro motores elétricos capazes de gerar uma potência máxima de 552 kW e torque máximo de 1.000 Nm. Desta forma, o asas de gaivota é anunciado como o veículo elétrico produzido em série mais veloz do mundo. O SLS AMG Coupé Electric Drive acelera até 100 km/h em 3,9 segundos e alcança uma máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A bateria de alta voltagem é resultado da cooperação entre a Mercedes AMG e a Mercedes AMG High Performance Powertrains, em Brixworth, Grã-Bretanha. Os especialistas ingleses da Fórmula 1 contribuiram significativamente nesta área por seu extenso conhecimento dos sistemas híbridos KERS (traduzindo, sistema de recuperação de energia cinética).
Visualmente, o SLS AMG foi concebido para ser ser diferente (e chamar atenção). A frente é marcada pela grade e entrada de ar na cor do carro, juntamente com faróis escurecidos e um defletor aerodinâmico em fibra de carbono. De perfil, o superesportivo exibe rodas AMG de cinco raios calçadas em pneus 265/35 aro 19 na frente e 295/30 aro 20 na traseira. A esportividade é ressaltada na traseira, onde se encontram um novo difusor e lanternas escurecidas. A cor azul AMG electricbeam magno é charme à parte, embora existam outras cinco opções.
Se o cliente optar pelo tom vibrante, ele será repetido nas costuras do bancos. Os assentos esportivos e diversos elementos decorativos em fibra de carbono reforçam o caráter exclusivo do modelo por dentro. No lugar do conta-giros do painel, há um indicador de energia que fornece informações de uso, status de recuperação, modos de transmissão e a carga da bateria. Um botão giratório – solução semelhante à da Ferrari F458 Italia –, seleciona os três modos de transmissão: C (de eficiência controlada), S (Sport) e S+ (Sport plus). Além dos espelhos retrovisores externos em fibra de carbono, assistente de ponto cego e câmera de ré de série, há o sistema AMG Performance Media, que oferece informações sobre o desempenho dos motores, aceleração lateral e longitudinal, pressão dos pneus e tempo de volta em pistas de velocidade.
Previsto na fase de projeto do SLS, o sistema de propulsão elétrico exigiu algumas mudanças na estrutura do bólido. A tração dianteira adicional recebeu um novo eixo dianteiro. Já a suspensão é multilink com amortecedores horizontais – enquanto no SLS AMG V8, o sistema possui braços duplos. Outro item diferenciado é a direção assistida sensível à velocidade tipo pinhão e cremalheira. Nela, a assistência é implementada eletro hidraulicamente, em vez de apenas pelo sistema hidráulico.
Ronco reproduzido
Como em todo carro elétrico, o torque máximo é disponibilizado imediatamente ao arrancar. Os quatro motores elétricos – cada um pesando 45 quilos – atingem individualmente 13 mil rpm e impulsionam seletivamente as quatro rodas por meio de uma transmissão configurada eixo a eixo. Isso permite a distribuição de torque individual para cada uma das rodas, o que normalmente só seria possível com motores montados nos cubos, que tem a desvantagem de aumentar consideravelmente as massas não suspensas.
Ausente, o ronco do motor é reproduzido por um sistema sonoro de série, com onze alto-falantes.
A bateria de alta voltagem contém 60 kWh de energia, tem potencial de carga elétrica de 600 kW e pesa 548 kg. Ela consiste de 12 módulos, cada um deles com 72 células de íons de lítio. O arranjo otimizado de um total de 864 células ajuda não apenas a utilizar da melhor maneira o espaço de instalação, mas também em termos de desempenho. Como num Fórmula 1, a bateria é carregada por meio da recuperação de energia durante a desaceleração enquanto o carro está sendo usado. Já a bateria de íons de lítio com refrigeração líquida tem design modular e voltagem máxima de 400 V.
Para carregá-lo, é simples: basta contectar o SLS elétrico a um carregador de parede por meio de um cabo de alta voltagem, durante três horas. A tecnologia prevê uma carga rápida de 22 kW, mesmo valor de carregamento disponível em estações de recarga públicas. Sem o aparelho de recarga (oferecido como opcional pela Mercedes-Benz, a SPX e a KEBA, dois fornecedores do segmento), a carga total demora cerca de 20 horas. As vendas começam em junho de 2013 na Europa. No Brasil, deverá vir sob encomenda.
O SLS elétrico em números
552 kW de potência
1000 Nm de torque
3,9 segundos de aceleração até 100 km/h
250 km de autonomia (média cidade/estrada)
60kWh de capacidade de bateria
400 volts de voltagem da bateria
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