segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Versões esportivas como a R-Line, do Touareg, viram tendência entre jipões
A aparência parruda da segunda geração do Touareg não é mais suficiente para a Volkswagen. Atenta ao crescimento de nichos de mercado na indústria automobilística, a marca alemã decidiu importar para o Brasil o utilitário-esportivo vestido com a grife esportiva R-Line. A versão, diferenciada pela presença de um potente motor 4.2 V8 e rodas de liga leve aro 20, entre outros adereços, faz parte de uma nova leva de utilitários-esportivos que tem como maior apelo a esportividade.
Para tal, o R-Line agrega – além dos conhecidos predicados dos robustos jipões do segmento – uma ampla lista de apêndices aerodinâmicos, ao preço de R$ 333.700. A dianteira, assim como Passat CC, primeiro modelo da grife a ser vendido no Brasil, exibe um espoiler. Os faróis são iluminados por LEDs (diodos emissores de luz), enquanto nas laterais há apliques cromados nas portas, saias na cor do carro e logotipos nos para-lamas dianteiros identificando a versão. O destaque, porém, fica para o belo conjunto de rodas de liga-leve Mallory de 20 polegadas calçadas em pneus 275/45 R20. Duplo escape e um aerofólio complementam o visual apimentado na traseira.
O logotipo R-Line é igualmente repetido por dentro. Ele figura nas soleiras das portas, de aço inoxidável, nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros e na base do volante multifuncional com formato esportivo, revestido de couro e com aquecimento. O conjunto inclui pedais de aço inoxidável e uma alavanca de câmbio com acabamento de couro com detalhes de alumínio. O interior do Touareg esportivo traz ainda bancos esportivos dianteiros climatizados com 12 ajustes elétricos (no banco do motorista há três posições de memória) e acabamento de couro em dois tons, cinza e preto. No porta-malas, boa capacidade: 520 litros, com opção de rebater o encosto do banco traseiro por meio de uma tecla, elevando o volume para 1.642 litros.
Entre os equipamentos de série, destaque para o Area View, tecnologia que permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do carro; sistema de som premium “Dynaudio Confidence” com amplificador digital de 12 canais e potência total de 620W; e navegador com comando de voz e tela touchscreen de oito polegadas.
Opcionalmente, o Touareg R-Line oferece o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), recurso que acelera ou desacelera o jipão dependendo do fluxo detectado por um radar instalado no para-choque frontal; o Front Assist, complemento que evita colisões frontais mesmo com o ACC ligado; e o Rear Assist, conjunto composto de sensores e uma câmera instalados na traseira que informam ao motorista, por meio de uma tela LCD no painel, o tamanho da vaga disponível para estacionar.
V8 e oito marchas
Sob o capô, o R-Line vem equipado com o motor 4.2 V8 FSI de 360 cv (cavalos) aliado a transmissão automática Tiptronic de oito velocidades e a tração permanente nas quatro rodas 4Motion, que permite ao Touareg enfrentar aclives de até 31 graus. A suspensão é outro atrativo. Controlada eletronicamente, ela oferece um sistema de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores.
A amplitude oferecida pelas oito marchas, ressalta a Volkswagen, permite que a marcha mais alta seja usada como overdrive, reduzindo a rotação do motor em alta velocidade, o que consequentemente gera maios economia de combustível. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a máxima chega a 245 km/h. Números de um autêntico esportivo.
[saiba mais]
Outros lançamentos recentes:
Land Rover Freelander Dynamic
Motor: 2.2 diesel SD4 de 190 (cavalos)
Câmbio: Automático de seis velocidades
Preço: R$ 170 mil
Mercedes-Benz ML 350 Sport
Motor: 3.5 V6 de 306 cv
Câmbo: Automático de sete velocidades
Preço: R$ 335 mil
Marcadores:
R-Line,
SUV,
Touareg,
utilitário-esportivo,
versões esportivas,
Volkswagen
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário