terça-feira, 25 de setembro de 2012

Novo Beetle se chamará Fusca no Brasil


Totalmente nova, a segunda geração do Volkswagen Beetle resgata em diferentes mercados do mundo os apelidos do clássico carro que lhe deu origem. Na França e na Itália, por exemplo, ele é conhecido como Coccinelle e Maggiolino, respectivamente. Não poderia ser diferente no Brasil, onde o modelo será novamente batizado Fusca. Numa ousada estratégia de marketing para reconquistar os corações e a simpatia dos brasileiros perante a identificação com o velho Fusca, o novo será lançado em outubro durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Comparado ao modelo original, somente as formas são parecidas.

Fugindo do estereótipo de carro feminino do new Beetle lançado em 1998, o Fusca 2013 traz um teto rebaixado, rodas maiores e um aerofólio traseiro que lhe conferem uma dinâmica esportiva. Para tal, tem sob o capô o motor mais potente de todos os Fuscas. Trata-se de uma unidade 2.0 TSI com injeção direta de combustível e 200 cv (cavalos de potência) acoplada à transmissão automática sequencial DSG de seis velocidades e dupla embreagem. Números capazes de levar o carrinho, ou melhor dizendo, carrão, até 100 km/h em apenas 7,3 segundos e uma máxima de 210 km/h.


Recriar o desenho da carroceria foi um desafio para os chefes de Design do Grupo Volkswagen, Walter de Silva, e da Volkswagen, Klaus Bischoff, mas ambos encarnaram o espírito do carro e a partir daí, criaram um automóvel atual com o perfil do original. Comparado ao New Beetle, porém, tudo mudou. “O Fusca 2013 se caracteriza por uma clara e dominadora esportividade. Não tem apenas um perfil mais baixo: é mais largo, o capô dianteiro é mais longo, o para-brisa foi mais para trás, criando um novo dinamismo”, explica Bischoff.

Adeus ao vaso de flores
O interior ganhou mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, ponto crítico no new Beetle que fugiu à regra do caráter popular do Fusca original. Como no primogênito, o painel é marcado pelo painel de superfície plana na cor da carroceria e os instrumentos auxiliares – entre eles relógio e temperatura do óleo – ao centro. Mas suprimiu o simpático vasinho de flores a favor da nova personalidade esportiva. Outra nostalgia é o porta-luvas, cuja tampa se abre para cima. O volante também vem com detalhes pintados nos raios.


As vendas começam em novembro. E embora a Volkswagen ainda não tenha detalhado as versões e preços do Fusca no Brasil, a marca alemã adiantou que ele terá várias opções de personalização, que vão desde a tonalidade da iluminação na lateral das portas ao acabamento de couro bicolor dos bancos. Uma justa homenagem a um carro que faz parte da memória de muitos brasileiros.


[saiba mais]:
Airbags e ABS de série no Fox 1.6

Se adiantando à obrigatoriedade da presença de airbags frontais e freios ABS em 30% dos carros nacionais por marca a partir de janeiro de 2014, a Volkswagen anunciou que equipou as versões 1.6, 1.6 I-Motion e 1.6 BlueMotion do Fox de série com os importantes recursos de segurança. Em janeiro, a marca já havia dado início à aplicação dos equipamentos nos Gol Power e Rallye, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend por R$ 1.300 a mais. Para as versões do Fox, contudo, a diferença no preço é de R$ 1 mil. Inflados em frações de segundo por sensores capazes de avaliar a intensidade de uma batida, os airbags amortecem o choque do corpo dos ocupantes, reduzindo a gravidade dos ferimentos. Já o sistema de freios antibloqueio ABS evita que uma ou mais rodas do carro travem durante a frenagem, mantendo a trajetória do carro mesmo em pisos molhados, além de diminuir a distância necessária para a frenagem.

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