segunda-feira, 16 de julho de 2012

Para boas (e longas) viagens


Revelada como conceito, VFR 1200X Crosstourer estreia no Brasil em outubro

Quando a Honda a apresentou como moto conceito no Salão de Milão’2010, a Crosstourer despertou a atenção do público por sua autêntica vocação estradeira. A primeira impressão foi tão positiva que a moto ganhou as linhas de produção e, em outubro passará a ser comercializada também no Brasil. Sob a arrojada carenagem, ela traz um moderno motor quatro cilindros em V de 1.236 cm³ aliado à transmissão eletrônica de dupla embreagem – que oferece opção de trocas manuais ou automáticas. O preço, entretanto, ainda não foi revelado.

Proposta para quem busca uma motocicleta versátil e de pilotagem prazerosa ao mesmo tempo, a VRF 1200X Crosstourer é uma autêntica Big On Off Touring, segmento de modelos de uso misto próprios para trajetos de longa distância. O desenho, inspirado na linha VFR, é imponente. Na parte frontal, destaque para o conjunto para-brisa e óptico com faróis sobrepostos. Pisca-alertas possuem LEDs (diodos emissores de luz). O para-brisa é regulável, podendo ser ajustado na posição mais adequada ao piloto. Outro importante equipamento de conforto são os protetores de mãos, reguláveis em três posições.


O chassi é do tipo Diamond em alumínio, estrutura leve que garante equilíbrio entre peso e rigidez. De longo curso, as suspensões foram concebidas para diferentes tipos de terreno. A dianteira possui garfo telescópico de 165 mm de curso, enquanto, a traseira é Pro-Link com 146 mm de curso. Ambas contam com regulagem de pré-carga. Freios são de disco duplo de 310 mm na dianteira e disco simples de 276 mm na traseira.

A segurança é garantida pela presença do sistema de freios Combined ABS (C-ABS) ainda oferecido como opcional na maior parte da linha Honda nacional. Além disso, a VRF 1200X conta com um sistema de controle de tração (TCS), que permite monitorar a velocidade da roda traseira e, ao pilotar em situações adversas ou quando houver uma frenagem brusca, evitar a perda do controle da moto. Se o sistema detectar que a roda está patinando, a potência do motor é reduzida, mas mantendo a tração. Em determinadas condições, o condutor pode desativar a tecnologia.


O painel é totalmente digital em tela de LCD. Dos lados estão os indicadores de combustível e da temperatura do motor. Há ainda informações sobre rotação do motor, hodômetro, consumo de combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla embreagem.

Motor V4
A VFR 1200X Crosstourer vem equipada com um motor V4, quatro tempos, arrefecido a líquido e de 1.236,7 cm³. Com 129,2 cv (cavalos) de potência a 7.750 rpm, torque de 12,8 kgfm a 6.500 rpm e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), o propulsor foi desenvolvido priorizando a entrega de potência em baixa e média rotação. Por meio da tecnologia Unicam – que utiliza apenas um comando de válvula por cabeçote, ao invés de dois –, as válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancis roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor.
As cores branca perolizada e vermelha metálica são as únicas disponíveis. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.



Câmbio oferece três modos de pilotagem

A transmissão eletrônica e dupla embreagem oferece a comodidade de se optar por trocas de marchas automáticas. Sua configuração utiliza embreagens independentes para mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e outra para mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª).

Para fazer as trocas, as embreagens trabalham de forma alternada. Ao mudar da primeira para segunda marcha, por exemplo, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas. Esta transição rápida permite realizar mudanças extremamente suaves e eficientes.
São três modos de funcionamento, sendo dois automáticos (D para condução econômica e S para pilotagem esportiva) e uma terceira opção de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.

No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. O piloto pode escolher entre o modo D ou S. Já no modo manual, o condutor controla as mudanças engrenando-as através dos comandos + e –.


[saiba mais]
Tirando as medidas da VFR 1200X

Comprimento: 2,28m
Largura: 0,91m
Altura: 1,33m
Distância entre-eixos: 1,59m
Rodas: aro 19 na dianteira e 17 na traseira
Pneus: 110/80 e 150/70, respectivamente

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