segunda-feira, 7 de maio de 2012

A vez do Fox


Volkswagen dá sequência à linha 2013 concentrando novidades no hatch, que ganha versão BlueMotion e câmbio I-Motion no CrossFox. Saveiro, Polo e Golf mudam no conteúdo

Depois de iniciar a chegada da linha 2013 com pouquíssimas alterações para Gol G4, Gol, Parati e Voyage, no início de março, a Volkswagen dá sequência à atualização de Fox, Saveiro, Polo hatch, sedã e Golf com novos detalhes de estilo, acabamento e conteúdo. As duas maiores novidades, entretanto, são para o Fox: a versão 1.6 BlueMotion – focada na redução do consumo de combustível e nível de emissões, por uma diferença de preço de 3% em relação ao Fox 1.6 – e a disponibilidade do câmbio automatizado I-Motion no CrossFox.

O Fox é o terceiro Volkswagen brasileiro a contar com o conceito BlueMotion – os primeiros foram o Polo (abril de 2009) e Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). Para ficar mais eficiente, o carro teve cada detalhe de aerodinâmica analisado para alcançar o menor arraste. O resultado está na grade frontal com aberturas mais estreitas, grade do para-choque com perfil alterado e pneus 175/70 aro 14 de menor resistência ao rolamento. No painel, um indicador digital de consumo instantâneo orienta o motorista a uma condução mais econômica por meio de uma barra gráfica. Outro dispositivo de auxilio é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada, por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha. Bancos são revestidos de tecido Malharia Fresh azul.


O motor 1.6 de 101 cv/104 cv (cavalos) recebeu nova calibração que harmoniza o desempenho com as mudanças na transmissão, que foi alongada. Dessa forma, acelera até 100 km/h em 10,3 segundos e alcança máxima de 185 km/h, números comparáveis aos de versões tradicionais do mesmo porte e motorização, garante a Volkswagen. Nos testes de consumo, de acordo com a norma NBR 7024, o Fox BlueMotion obteve a marca de 16,1 km/l (média ponderada, cidade/estrada, abastecido com gasolina)  melhora de 12,7% em relação à versão normal, que obteve 14,3 km/l. Abastecido com etanol, o Fox obteve neste mesmo ciclo a marca de 10,9 km/l, 12,6% melhor que a versão de série (9,7 km/l). Para manter a dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.


A versão pode vir com duas ou quatro portas, nas cores sólidas Branco Cristal e Preto Ninja ou nas metálicas Prata Sargas, Cinza Quartzo e Azul Boreal.


CrossFox
No versão aventureira do compacto, a transmissão automatizada I-Motion elimina a necessidade de uso do pedal de embreagem e permite também trocas de marchas sequenciais. As mudanças podem ser feitas por meio da alavanca no console ou por meio de borboletas (opcionais) no volante. A caixa é baseada na transmissão manual de cinco velocidades MQ200, utilizada em toda linha da marca e agrega um sistema de acionamento inteligente que elimina a necessidade do pedal da embreagem.

Internamente, Fox 1.0 e o 1.6 receberam nova forração Tear Nostalgic para os bancos, enquanto a versão Prime passa a utilizar a Tear Holy e o CrossFox, Malharia Fractal. O Fox Prime adiciona ainda pedaleira esportiva de alumínio, acendedor de cigarros e cinzeiro removível no console central e o CrossFox, nova moldura lateral de proteção das portas. Tanto o Fox Prime como o CrossFox trazem novo design para as rodas de liga leve e a opção de revestimento dos bancos em couro Native. Palheta do limpador de para-brisa tipo Aerowisher foi adotada em todas as versões do hatch.


Saveiro
As versões básicas com cabine simples ou estendida agora incorpora de série alça de segurança no teto, podendo trazer, como opcionais, friso lateral na cor da carroceria integrado aos pacotes Trend. A principal novidade para essas versões é o novo módulo Work, que inclui janela traseira corrediça, bagageiro no teto (apenas para a cabine estendida), santantônio com spoiler incorporado, brake light, ganchos deslizantes e iluminação na caçamba. Na Saveiro Trooper, as criticas rodas de aço foram substituídas por novas rodas de liga-leve aro 15, acompanhadas pelo  para-brisa degradê.

Na Cross, airbags frontais e freios ABS passam a vir de série, adiantando obrigatoriedade dos equipamentos de segurança nos carros nacionais a partir de 2014. A versão topo de linha também recebeu a função Coming & Leaving Home, pedaleira em alumínio e inscrição Cross, também em alumínio, na soleira interna das portas. Além disso, duas novas opções de cores foram criadas para a linha: Cinza Marine (sólida) e Cinza Quartzo, metálica.



Polo hatch e sedã
Novos equipamentos de série antes oferecidos como opcionais foram adicionados à toda linha, incluindo a versão 1.6 BlueMotion: abertura externa do porta-malas por meio de chace e controle remoto, alarme Keyless faróis com a função Coming & Leaving Home, para-sóis com espelho iluminado, retrovisores externos elétricos com auto-rebatimento no lado direito, travamento central das portas por controle remoto, vidros elétricos. Além de ganhar mais equipamentos de série, a linha 2013 ficou mais barata. No Polo hatch, a redução média na tabela de preços é de R$ 1.300, e no sedan, de R$ 1.900.


Golf
Para tentar atualizar a obsoleta quarta geração do médio, descontinuada na Europa em 2003 (!), novos detalhes estéticos foram aplicados nas versões de entrada 1.6 e 2.0. Faróis agora vem com máscara negra, a grade do radiador pintada na cor preto brilhante, há nova luz traseira de neblina e novas rodas de liga leve aro 16 calçadas em pneus 205/55 aro 16. Por dentro, mudam volante, tecido dos bancos (em malharia Mask Cinza), bancos dianteiros com formato Conforto, banco traseiro bipartido com três apoios de cabeça e cinto de segurança traseiro central retrátil de três pontos.

As versões 1.6 e 2.0 Sportline e 2.0 Black Edition agregam também retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e novo volante com revestimento em couro. O Golf 2.0 GT vem com  como rodas de liga leve Sarasota aro 17, pneus 225/45, bancos de couro, tapetes adicionais em carpete e novo volante revestido de couro. O preço das versões foi reajustado para baixo em R$ 1.400, em média.

Nenhum comentário: