sexta-feira, 18 de maio de 2012

Preço também importa


Audi A4 chega à linha 2013 com leves alterações de estilo e mais em conta na versão Ambiente, por R$ 149.700

Carro mais popular da Audi em todo o mundo – com mais de 10 milhões de unidades vendidas, incluindo aí o modelo 80 –, o A4 chega à linha 2013 reestilizado e com novos equipamentos, o que não representou aumento de preço. Pelo contrário. Para enquadrar o sedã alemão ao novo Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), a marca das quatro argolas agora o oferece em nova versão de entrada com preço mais em conta: a Ambiente, por R$ 149.700.

A dianteira do A4 2013 é destacada pelos vincos do capô mais acentuados. Pintada em cinza escuro, a grade frontal possui moldura cromada. No para-choque, as entradas de ar estão maiores e mais pronunciadas. Os faróis de neblina agora vem em formato retangular e ficaram mais eficientes, segundo a Audi. É nos faróis, entretanto, que estão boa parte das mudanças: além do corte na base, as luzes xênon de série e diurnas passaram a ter quadro LEDs com condutores de iluminação feitos por polímeros especiais. Eles formam uma luz continua e desenho ainda mais visível que os 18 LEDs dos faróis da versão anterior, com a vantagem de consumir menos energia. As rodas de série são aro 17 com pneus 225/50.

Na traseira as lanternas também tem novo desenho com LEDs e o para-choque, duplo escape. A dimensão é a mesma, com 4,70 m de comprimento, 2,81 m de distância entreeixos e 1,83 m de largura.


O interior, de assoalho e painel preto, com apliques em alumínio, ostenta novos volante de couro, controles de ar-condicionado e manopla de câmbio. São quatro as combinações de cores para os bancos, revestimento das portas e forro de teto. No console central, os comandos multimídia foram atualizados para ficar mais simples e intuitivos de usar. Opcionalmente o A4 2013 pode vir com o sistema MMI (Multi Mídia Interface), navegador e comando de voz ativo (o veículo interage via voz com o condutor). O porta-malas manteve a capacidade para 480 litros de bagagem.


De sérieA direção passa a ter assistência elétrica, o que representa economia de 0,3 litros de gasolina a cada 100 quilômetros rodados, ressalta a Audi. A lista de equipamentos de série da versão Ambiente inclui airbags laterais dianteiros e de cabeça, bancos dianteiros com ajustes elétricos, freio de estacionamento eletromecânico, rádio CD MP3 Symphony, Audi Music Interface, Bluetooth, piloto automático, sensores de luz, chuva e de estacionamento (traseiro), e teto solar.


Diferentes potências
O motor é o 2.0 TSFI quatro cilindros, com turbocompressor, injeção direta de combustível e 180 cv (cavalos), aliado ao câmbio automático Multitronic que oferece opções de trocas manuais de oito marchas. Na versão Ambition – prevista para chegar ao Brasil em julho – o propulsor é o mesmo, porém com potência de 211 cv, e o câmbio, automático sequencial de dupla embreagem S-Tronic, de sete velocidades. A tração quattro de série é outro mimo do sedã topo de linha. O A4 Ambiente acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e atinge velocidade máxima de 226 km/h.

Para aprimorar o conforto a bordo, o A4 2013 recebeu ainda uma recalibragem nos braços da suspensão traseira e nos amortecedores. A maioria dos componentes da suspensão é de alumínio. Na dianteira é utilizado o sistema multilink, com cinco braços, enquanto na traseira é trapezoidal, com uma estrutura suspensa em quatro pontos e as mangas de eixo na parte inferior, ligada aos amortecedores.

Nenhum comentário: