terça-feira, 29 de maio de 2012

Compacto com C maiúsculo


Hatch e sedã, Sonic vem para mudar a imagem da Chevrolet no segmento. E muito bem equipado, diga-se de passagem. Motor é inédito 1.6 16v e câmbio, manual ou automático

O principal segmento do mercado nacional – dos compactos – andava meio deixado de lado pela Chevrolet. Mesmo contando com Celta, Corsa e Agile, ainda faltava um modelo que tivesse no desenho, uma das principais preferências de compra do brasileiro, um diferencial. Essa lacuna começa a ser preenchida com a chegada do Sonic. Importado inicialmente da Coréia do Sul nas carrocerias hatchback e sedã a partir de R$ 46.200, o modelo será vendido nas versões LT e LTZ, com motor 1.6 16v e duas opções de câmbio: manual, de cinco marchas, ou automático, de seis velocidades.

“O Sonic hatch e sedã são dois novos modelos que vêm para complementar a gama oferecida pela Chevrolet no Brasil. Vão preencher uma importante faixa de mercado, formada por clientes que procuram estilo, tecnologia e sofisticação, sem abrir mão da esportividade e da praticidade”, afirma o vice presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz.


Ousado, o estilo é ao mesmo tempo polêmico e certamente não agradará a todos. A dianteira é marcada pelos faróis com canhões de luz expostos, já comparados na web à olhos esbugalhados. A grade bipartida com a barra ostentando a gravata dourada acompanha a identidade da Chevrolet. De perfil, a linha de cintura da carroceria alta reforça a sensação de robustez. Por outro lado, hatch e sedã são bem diferentes quando vistos de traseira. À primeira vista, o quatro portas parece um carro de duas devido à inserção das maçanetas das portas traseiras em detalhe preto, junto ao vidro. Lanternas arredondadas parecem ser inspiradas nas de motocicletas. O sedã tem um amplo vidro traseiro e a tampa do porta-malas é alta.

Melhor acabamento
O que mais chama a atenção no habitáculo é a melhora do nível de acabamento em relação aos demais Chevrolet compactos. O painel repete o conceito de duplo cockpit, com elementos voltados ao motorista e passageiro. À esquerda e à direita, as saídas redondas do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado sobressaem da superfície. A instrumentação na cor Ice Blue inclui um mostrador analógico e um visor digital, outra inspiração do universo das duas rodas. São dois porta-luvas, um deles com tomada USB integrada, e três porta-copos.



O porta-malas varia de 265 litros, no hatch, a 477 litros no sedã, capacidade mediana se comparada à dos concorrentes Fiat Punto, Ford New Fiesta e Volkswagen Polo.

Indo bem além dos atuais motores 1.4 e 1.8 da linha Chevrolet, o inédito 1.6 16v Ecotec se destaca pelo cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape. A potência alcança 116cv/120 cv (cavalos) quando abastecido com gasolina e etanol, enquanto o torque é de 15,8kgfm/16,3kgfm, respectivamente.

Outra superioridade do motor está no coletor de admissão variável, o que torna as respostas mais rápidas. O coletor curto é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna longo privilegiando torque e força.

Seis velocidades
Além do câmbio manual, o Sonic também traz como grande novidade a transmissão automática com seis velocidades e opção de trocas sequenciais, no modo esportivo ou conforto. Completo, o modelo sai por R$ 51.500 na versão LTZ hatch e R$ 56.100 no três volumes, diferença de R$ 5 mil. São seis as opções de cores: Vermelho Flame, Azul Boracay (exclusiva do hatch), Cinza Urban, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash (todas metálicas) e Branco Summit (sólida).



[saiba mais]
Equipamentos de série:

LT (a partir de R$ 49.100 no sedã) - ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, freios ABS com EBD, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro.

LTZ (a partir de R$ 48.700 no hatch e R$ 53.600 no sedã) – adiciona sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas de liga leve aro 16 e pneus 205/55 R16, descansa braço central, controles para o rádio no volante e rede porta-objetos no porta-malas. Além disso, a versão oferece a opção de câmbio automático de seis marchas, piloto automático e revestimento dos bancos em couro.

Acessórios

Como em outros Chevrolet, o Sonic oferece uma ampla lista de acessórios que podem ser instalados nas concessionárias. Entre eles os faróis de neblina dianteiros (LT), maçanetas cromadas (LT), rede com porta-objetos para o porta-malas (LT), adesivo para soleira de portas (LT e LTZ), adesivo para a tampa do tanque de combustível (LT e LTZ), capa cromada para os retrovisores (LT e LTZ).

Nenhum comentário: