quarta-feira, 4 de abril de 2012

Compra minuciosa


Usado de locadora atrai pelo ano e preço abaixo do mercado, mas estado de conservação requer verificação nos mínimos detalhes

Garantia de procedência, preço abaixo do valor de mercado, quilometragem real, IPVA quitado... Estes são alguns dos adjetivos enumerados por locadoras de veículos na venda dos carros da frota. Uma tentação para quem ainda não pode arcar com a compra de um zero quilômetro, mas que deve ser encarada com atenção se o objetivo for adquirir um seminovo que não tenha sido surrado. Durante a escolha é essencial verificar o estado de conservação da carroceria, motor e documentação, já que uma parcela dos carros de aluguel se envolveu em acidentes e passou por reparos.

Por conta disso, o preconceito de que o automóvel de aluguel possa esconder problemas ocultos é grande no mercado. “O pensamento é natural. Temos clientes que não utilizam o carro com o devido cuidado na hora de alugar, mas esta cultura está mudando”, reconhece o empresário do setor e presidente de honra do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc-MG), Saulo Fróes.

O empresário ressalta que, na tentativa de conscientizar os clientes, locadoras como a dele fazem recomendações para uma direção correta, além de entregarem um manual direcionado à frotistas, alertando sobre como dirigir com prudência e evitando multas.


Na Localiza – uma das maiores empresas do setor – só pode alugar um carro quem tiver no mínimo dois anos de experiência de habilitação. Maioria no estoque da locadora, modelos de entrada como o Chevrolet Celta e Volkswagen Gol 1.0 são os mais procurados no momento da venda. Ainda assim, a frota oferece modelos maiores, como o Toyota Corolla, geralmente alugados por grandes empresas. O preço menor em até 4% é outro atrativo além da diversidade de modelos, acrescenta Fróes. “Nosso negócio não é comercializar carros. A venda é uma consequência da locação, que sempre deve oferecer veículos novos e com revisões em dia. Por termos um custo menor na compra, mais a rentabilidade do aluguel, conseguimos vender barato”, justifica o empresário.


Vida útil
A quilometragem e o ano de fabricação, entretanto, variam de acordo com a política de cada locadora. A Localiza, por exemplo, utiliza os carros de 8 e 16 meses e em até 39 mil quilômetros. Na Lokamig, empresa administrada por Fróes, os carros são trocados a cada 12 meses ou 50 mil quilômetros, prazo que pode ser estendido a 70 mil quilômetros dependendo do contrato de aluguel. Neste caso, os carros mais rodados são direcionados para venda em agências de usados. “Só oferecemos na loja de seminovos nossos melhores carros”, garante Fróes.

Garantia
Efetuada a compra, que em alguns casos pode ser financiada em até 60 meses, o consumidor tem direito a garantia de três meses para motor e câmbio.

Nenhum comentário: