segunda-feira, 2 de abril de 2012

Caminhão domesticado


Grandalhona Ram 2500 reaparece em nova geração com marca própria e conforto para seis ocupantes, a partir de R$ 149.900

Em um ano de ausência, o mercado da Ram 2500 no Brasil deu reviravoltas. Única concorrente direta da picapona, a Ford F-250 deixou de ser produzida devido ao baixo volume de vendas. E a Ram, que era um modelo Dodge, virou marca própria do grupo Chrysler – agora controlado pela italiana Fiat. Cenário favorável para a estreia da nova geração do modelo com quase seis metros de comprimento e três toneladas de peso empurradas por um motor 6.7 turbodiesel de 310 cv (cavalos de potência), oferecido em única versão: a Laramie, sem opcionais, por R$ 149.900.

Equiparável a um caminhão não só na exigência de carteira de habilitação categoria C, a Ram 2500 produzida em Saltillo, México, ficou mais equipada com a adoção de aquecimento dos bancos dianteiros e volante, ar-condicionado automático, bancos revestidos de couro, sistema de áudio MyGIG com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, mas o estilo retilíneo conserva a conhecida identidade intimidadora.

A frente é marcada pela grade em quatro quadrantes – curiosamente, uma marca da Dodge –, para-choque igualmente cromado e capô mais elevado, que certamente farão você pensar duas vezes antes de dar passagem ao se deparar com uma dessas na estrada. O acesso à cabine para seis ocupantes é prejudicado pela falta de apoio para os pés nas laterais. As rodas aro 17 vem calçadas em pneus de uso misto na medida 265/70, enquanto na traseira, a tampa da caçamba recebeu um ressalto na parte superior.

O interior, que já era espaçoso comparado a outras picapes de cabine dupla, ficou mais prático e próximo de um carro. No painel – com apliques prateados e imitando madeira –, uma tela sensível ao toque abriga o MyGIG. Com tela de cristal líquido sensível ao toque, o sistema multimídia reproduz CD, DVD, arquivos MP3 e conta com um disco rígido para armazenar 30 GB. Por meio do computador de bordo, no quadro de instrumentos, é possível acompanhar a pressão exata em cada pneu. O enorme apoio de braço central dianteiro pode servir de encosto, quando levantado, ou porta-objetos, abaixado. No banco traseiro há mais espaço para as pernas e um pequeno compartimento sob o assento. Redesenhados, os bancos dianteiros acomodam melhor o corpo nos suportes laterais e apoio lombar.


A segurança é reforçada pela presença de airbags dianteiros de múltiplos estágios, airbags laterais suplementares (nos bancos dianteiros) e do tipo cortina, que protegem tanto os ocupantes da frente como os de trás. Outros novos equipamentos são as entradas auxiliar e USB, faróis com sensor crepuscular, sensores traseiros de estacionamento e vidro traseiro (que separa a cabine da caçamba) com acionamento elétrico e o piloto automático.

84,6 kgfm de torque
O motor 6.7 substitui o anterior 5.9 de origem Cummins. Com potência máxima de 310 cv a 3.000 rpm, a unidade oferece enorme torque de 84,6 kgfm a 1.500 rpm, o que, para a Ram, é suficiente para rebocar mais de 5.500 kg quando equipada com kit de engate e reboque da divisão de acessórios Mopar. O câmbio automático de seis velocidades não vai além do lugar comum, deixando de lado recursos como trocas sequenciais e por toques no volante.

Outra grande habilidade da Ram é a tração 4x4, com opção de reduzida, engatada eletronicamente por meio de um seletor giratório no painel. Com tanta capacidade, não vai faltar disposição para encarar o trabalho pesado.


Ficha técnica
Ram 2500 Laramie 2012

Motor – Seis cilindros em linha, 6.690 cm³, diesel com turbocompressor e intercooler; potência de 310 cv a 3.000 rpm; torque máximo de 84,6 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão – Automática, de cinco velocidades; tração 4x2 (traseira), 4x4 e 4x4 reduzida
Direção – Assistência hidráulica
Suspensão – Dianteira de eixo rígido, com cinco braços, molas helicoidais e barra estabilizadora; traseira de eixo rígido, com feixe de molas semi-elípticas
Freios – Disco com pinça de pistão duplo na dianteira e na traseira, e ABS (antitravamento) nas quatro rodas
Rodas/pneus – aro 17; 265/70
Dimensões – 5,83 metros de comprimento; 2,02m de largura (sem os espelhos retrovisores); 1,99m de altura; distância entre eixos de 3,78m
Caçamba - 1.628,2 litros de volume
Pesos - 3.279kg (em ordem de marcha); 4.354kg (bruto total)
Capacidade de carga – 1.075kg e 5.624kg (capacidade de tração com kit de engate e reboque Mopar)
Distâncias do solo – 21,8° de ângulo de entrada; 18,2° de ângulo de rampa; 27° de ângulo de saída; 188 mm de vão livre dianteiro; 180,3 mm de vão traseiro


[saiba mais]:
Principais equipamentos de série

Airbags frontais, laterais e de cortina
Alarme antifurto
Ar-condicionado automático
Bancos dianteiros de couro, tripartidos na proporção 40/20/40, com aquecimento e ajuste elétrico (motorista: dez direções/passageiro: seis direções)
Banco traseiro bipartido na proporção 60/40
Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
Entrada auxiliar para equipamentos eletrônicos e entrada USB remota
Faróis halógenos com sensor crepuscular
Faróis de neblina
Freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS
Memória para rádio, banco do motorista e espelhos retrovisores
Monitoramento de pressão dos pneus
Piloto automático
Rádio CD MP3 com áudio MyGIG de 30 GB, bluetooth e nove alto-falantes, incluindo um subwoofer
Retrovisor interno anti-ofuscante automático
Retrovisores externos com acionamento elétrico e setas integradas
Sensor de estacionamento traseiro
Tampa traseira da caçamba com chave
Volante aquecido com controles de áudio integrados

Um comentário:

Anônimo disse...

pra mim e a melhor picape do mundo.