quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vida útil dos pneus depende da estrada e, principalmente, do motorista


A troca dos pneus é sempre uma dúvida para os motoristas. Muitos não sabem se os jogos dianteiro e traseiro devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acreditam que é possível recauchutar pneus velhos. E ainda existem aqueles para quem o prazo de garantia é mais importante. Na prática, são vários os fatores que determinam a hora certa de se fazer a troca dos borrachudos. “Pode variar de acordo com o tipo de pneu, radial ou diagonal, com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), o tipo de estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e muitos outros aspectos”, explica o gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli.

Para saber qual é a hora certa de se fazer o procedimento, o motorista pode adotar como principal indicativo o TWI (Tread Wear Indicator), traduzindo do inglês, índice de desgaste do talão. São ressaltos de borracha de 1,6 mm de profundidade nos sulcos dos pneus. “Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneumático deve ser trocado, pois passou a ser considerado careca, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito”, alerta o gerente de engenharia.

O TWI também serve para o motorista verificar se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de se fazer procedimentos básicos de manutenção, como alinhamento, balanceamento e calibragem – em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais. Por isso, é preciso sempre ficar atento ao estado de conservação do componente.

Caso o descuido não seja levado a sério, corre-se o risco de reduzir a vida útil do pneu e até mesmo perdê-lo. Sem contar que trafegar com os pneus irregulares diminuiu a capacidade de frenagem, dirigibilidade e aderência no solo, colocando a vida dos ocupantes do veículo em risco.

[saiba mais]:
Exceção à regra
A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou furos. Nestes casos, os pneus devem ser substituídos imediatamente

Recauchutados
Pneus recauchutados não são recomendados para carros de passeio, por não ter estrutura para receber o procedimento – diferente dos pneus de caminhões e ônibus

Garantia
A lei brasileira determina um prazo mínimo de três meses para defeitos de fabricação


Em trocas, eixo traseiro deve ser priorizado

Outra dúvida frequente envolvendo pneus se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado, segundo a Brigestone, é trocar os quatro borrachudos ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. “Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do veículo”, recomenda Quadrelli.

Sobre a especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. Quando o pneu original é trocado por outro com especificações diferentes, pode haver perda de desempenho e segurança. O mesmo critério é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não se deve misturar, pois cada fabricante tem características diferentes - como as ranhuras na banda de rodagem, que tem grande influência na dirigibilidade e são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.

Leitura nas laterais
Além do aro, largura e altura, na hora da escolha do componente também é preciso saber o índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações.

Se o pneu velho for original, é possível verificar as informações nas laterais da borracha. Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados largura e altura. A letra indica o tipo de pneu (radial ou diagonal) e o número, o aro da roda. Desta forma, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção, e 70% da largura de seção de altura, é radial e montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é diagonal.

A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade, uma vez que - conforme Quadrelli - é impossível estabelecer um prazo de vida útil diante de tantos fatores.

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