quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Etiquetagem Veicular chega à quarta fase

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em parceria com o Conpet chega a sua quarta edição com a participação de oito fabricantes (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen) e 157 versões de 151 modelos. Duas das categorias avaliadas são novas: minivans e utilitários-esportivos. Além do acréscimo, outras novidades da lista de 2012 são a obrigatoriedade da etiqueta afixada em um dos vidros dos carros e a aparição dos Peugeot 308 CC e 508, que ainda não foram lançados no país.


Previsto para desembarcar no Brasil em março, o 308 CC apresentou consumo de 8,2 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, nas avaliações do programa. Já o sedã 508 – aguardado para o segundo semestre – fez 8,4 km/l no circuito urbano e 11,4 km/l na estrada. O motor de ambos é o mesmo 1.6 turbo de 165 cv e 24,5 kgfm que equipa o sedã 408, o crossover 3008 e o roadster RCZ.

De A (mais eficiente) até E (menos eficiente), a etiqueta classifica os veículos de acordo com a eficiência energética por categoria, ou seja, quanto eles gastam de energia para se locomover. São considerados mais eficientes os modelos que consomem menos energia e, portanto, utilizam menos combustível.

Nenhum comentário: