quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Entrevista: Igor Herculano, Paparazzi Automotivo


O dia é de sol. Você dirige seu carro despreocupadamente quando, ao parar diante de um semáforo, se surpreende com superesportivos como Ferrari 599 GTO, Maserati Gran Turismo S MC SportLine ou Porsche 911 GT2 RS lado a lado. A cena parece coisa de filme de Hollywood, mas faz parte do cotidiano de Itaúna. Localizada a 80 km de Belo Horizonte, a tranquila cidade de 90 mil habitantes exibe um frota cada vez mais exclusiva (e cara) de modelos – reflexo da gorda conta bancária dos proprietários, na maioria empresários. Um verdadeiro colírio para os apaixonados por automóveis e grande hobbie para Igor Herculano, de 16 anos. Com uma câmera na mão, o estudante vai às ruas caçar, ou melhor, fotografar aqueles que são seus maiores objetos de admiração. Blogueiro especializado no assunto, ele já ficou conhecido no meio e falou à Motorgerais sobre como é ser um paparazzi automotivo.

De onde vem sua paixão por automóveis?
Sempre tive um interesse por carros, tanto os antigos quantos os superesportivos. Mas também gosto bastante de motos.

Como você começou a clicar os bólidos? Por hobbie?
Quando percebi que Itaúna estava ficando repleta de superesportivos, achei interessante mostrar para meus amigos e amantes de carros como uma cidade do interior pode ter uma quantidade tão grande de carros exclusivos. 

E seu blog, quando surgiu?
Havia pensado em criar o blog sobre o assunto há muito tempo, mas não tinha fotos suficientes. Somente depois que consegui agrupar um bom numero de imagens, de variados modelos, é que decidi fazê-lo.

Há dia ou local certos para flagrá-los?
Não. Geralmente é no fim de semana, mas não tem hora certa. Em alguns dias de semana vejo vários dos bólidos, hoje mesmo me deparei com uma Ferrari 458 Itália. Também não tem lugar certo. Costumo ficar mais na Jove Soares, uma das principais avenidas da cidade.

Qual é a reação dos proprietários dos bólidos ao te ver clicando? Eles acham seu trabalho legal?
A maioria sim, acham legal e sabem da existência do blog. Esses constantemente acessam para ver as fotos de seus "brinquedinhos". Outros param, mostram o interior do modelo, abrem o capô... É muito bom poder saber que eles acessam e gostam não só das fotos, como também dos textos que escrevo sobre os carros.

Você já deu uma voltinha em algum dos bólidos? Como foi a experiência?
Até hoje e só andei em dois. Primeiro foi na BMW Z4 Sdrive23i. Muito legal, o carro além de ser confortável é bem potente e tem um ronquinho legal. Por ser conversível chama muita atenção por onde passa. O outro foi a Ferrari 599 GTO, impressionante andar naquele carro, é absurdamente forte! Qualquer pisada que o motorista dava no acelerador você simplesmente cola no banco. É possível ouvir o ronco do motor de longe.  As reduzidas são lindas de se ouvir, o ronco é uma das melhores coisas da 599 GTO.


Qual é o modelo que você mais gosta?
As Ferraris, principalmente a 599 GTO. Aquele carro é um absurdo, perfeito, sem defeitos!

Quais outros superesportivos poderiam compor a exótica frota local?
Os modelos da Aston Martin e Lamborghini, além da Mercedes SLS AMG.

Se pudesse, quais desses modelos você compraria?
A Maserati Gran Turismo. Ela é muito linda e tem um dos roncos mais bonitos que eu já ouvi!

Você sempre fotografa sozinho?
Não. Costumo andar com meu irmão Ian e o Izaquiel, além do Raphael, outro amigo que também gosta de superesportivos. Depois que comecei a fotografar conheci muita gente. Às vezes sou abordado por pessoas que perguntam sobre o blog. Isso é muito legal e demonstra o quanto meu trabalho é querido.


[saiba mais]:
Endereço do blog
itaunasupercarros.blogspot.com

Frota de bólidos da cidade
Audi S5


Audi A5 Sportback
Audi R8 V10
Audi TT
Audi TT-S Roadster
Audi Q7
BMW 550i Sport
BMW 535i GT
BMW M6


BMW X1
BMW X6
BMW X6 M
BMW Z4
BMW Z4 SDrive 23i
Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Corvette Grand Sport
Dodge Challenger SRT-8


Ford Mustang v6
Ford Mustang GT
Ford Mustang Shelby GT500 conversível
Ferrari Califórnia
Ferrari 458 Itália
Ferrari 599 GTO
Land Rover Range Rover Evoque
Maserati Gran Turismo S MC SportLine


Mercedes-Benz E-350
Mercedes-Benz E-350 Coupé
Mercedes-Benz E 63 AMG
Mercedes-Benz SLK 200
Mercedes-Benz SLK 200 Compressor
Mercedes-Benz SLK 55 AMG
Mercedes-Benz SL 63 AMG
Mini Cooper S
Mini Cooper cabrio
Mini Countryman
Mitsubishi Lancer Evolution-X
Nissan GT-R
Nissan 350Z
Nissan 370z
Nissan 370Z Nismo


Porsche Boxster
Porsche Cayenne S
Porsche Cayenne Turbo
Porsche 911 Carrera
Porsche 911 Carrera 4S
Porsche 911 GT2 RS
smart Fortwo

Velhinhos em evidência
Igor Herculano também mantém o itaunasuperclassicos.blogspot.com, blog com imagens de carros antigos, nacionais ou importados, de Itaúna. Entre eles estão exemplares do Ford T 1926, MP Lafer  1977 e Ford Maverick GT 203 V8 1974. Todo mês, um encontro organizado por um clube local reúne os velhinhos da cidade e região Centro-Oeste de Minas Gerais.

Nenhum comentário: