quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Troféu Marcha a ré 2011


Todo fim de ano é cercado por festas e premiações nos mais variados níveis da sociedade. Com o setor automotivo não é diferente. Publicações elegem, tradicionalmente, os melhores carros, marcas, motores, publicidades, profissionais... Mas e o que ficou de pior no retrovisor no ano que passou? Para relembrar a memória do leitor e suscitar novos debates a respeito, Motorgerais inaugura, a partir deste ano, o Troféu Marcha a ré. Uma distinta seleção, em três categorias – além da menção honrosa – onde os agraciados foram:

1° lugar:
IPI para importados
O absurdo e súbito aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros importados foi anunciado pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega com a proposta de melhorar a competitividade do produto brasileiro e estimular a produção dentro do país. Na prática serviu para barrar o crescimento nas vendas dos carros chineses – o JAC J3, por exemplo, forçou a Ford a reduzir o preço do Fiesta Sedan 1.6 – atendendo aos anseios das líderes de mercado Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen. Sobrou para o consumidor, que vai pagar mais por um carro.


2° lugar:
Híbridos e elétricos
O governo abordou, debateu, prometeu. Mas não adotou nenhum incentivo para a comercialização (ou desenvolvimento) de modelos híbridos e elétricos no Brasil. Assim, eles continuam fora da realidade de mercado, a preços proibitivos, acima de R$ 100 mil.

3° lugar:
Propaganda enganosa
A Hyundai/Caoa continua contradizendo suas publicidades ao que oferece nas concessionárias. Além de não cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público de Minas Gerais sobre preços fixos do plano de manutenção até 60 mil quilômetros, e mão de obra gratuita na revisão de 20 mil quilômetros, aumentou em 10 cv (cavalos) a potência dos motores de Veloster e Elantra, modelos recém lançados. Subestimando a inteligência do consumidor...


Menção honrosa:
Não aos blogs
O poder da bloguesfera brasileira foi novamente comprovado pela repercussão do livro A Privataria Tucana – ignorado pelos grandes meios de comunicação. Mas a maioria das marcas de carros continua fingindo que os blogs do setor automotivo não existem, deixando-os de fora de eventos de lançamentos, testes e salões internacionais. Da mesma forma que continua convidando jornalistas jabazeiros, de mídias sem expressão alguma. Mera conveniência?

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