terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Novo Civic mantém identidade, com aprimoramentos


À venda em janeiro, o novo Civic parece não ter mudado muito. Mas mudou. O sedã japonês chega à sua nona geração reformulado por completo – o que inclui um design que mantém as bem sucedidas linhas dinâmicas do modelo de 2006, com nova traseira e mais espaço para bagagens no porta-malas. Em três versões (LXS, LXL e EXS), o conteúdo também cresceu e agora inclui o botão Econ, que favorece uma condução econômica, teto-solar e airbags laterais a partir da versão intermediária. A versão inicial com câmbio manual parte de R$ 69.700, aumento de 3,5% em relação ao preço do Civic anterior.

Visto de frente, o Civic aparenta maior robustez. O capô ganhou vincos marcantes, enquanto a grade cromada, dividida por barras - como no City - foi projetada para frente. O perfil aerodinâmico com teto em forma de arco permaneceu, mas sem o vigia na coluna A. Ao invés dele, agora há um elemento que simula a presença de um quebra-vento nas portas dianteiras. Na traseira, as lanternas receberam formato triangular e avançam sob a tampa do porta-malas, a exemplo do Accord.

Nas dimensões, o Honda também cresceu. O comprimento passou de 4,48 m para 4,52 m. As rodas aro 16 tem desenhos diferentes para as versões – na LXS e LXL, são na cor prata; na EXS, tem acabamento diamantado.

Ponto muito criticado na geração anterior, o porta-malas passou para 449 litros, acréscimo de 109 litros obtido por meio da nova curvatura da tampa traseira e a diminuição do estepe, temporário. Outra boa evolução de capacidade está no tanque de combustível, que cresceu de 50 para 57 litros.



Interfaces distintas
O novo painel, como por fora, mantém o formato anterior em novas linhas. Na parte superior, um mostrador digital agrega velocímetro, medidor de nível de combustível e de consumo instantâneo. Abaixo, em um plano mais próximo ao motorista, os botões de ajuste do relógio e da intensidade de luz foram acrescidos, junto ao conta-giros analógico, indicador de marchas (AT), entre outros alertas. No console central estão o controle do ar-condicionado digital, agora presente em todas as versões, e a central multimídia. Nas versões LXS e LXL, o i-MID é a interface do sistema. Na EXS, o módulo de controle conta com um própria tela touch screen de 6,5 polegadas.



Dois detalhes do sistema de rádio são novos. A visualização de todas as informações é feita pelo display digital unificado i-MID, e pode ser controlado por botões no volante. Todos os vidros elétricos passam a vir com a função one-touch, de um toque para que a janela desça ou suba. O novo teto-solar anti-esmagamento da versão EXS é acionado por meio de botão elétrico próximo às luzes de leitura. A abertura e o fechamento podem ser feitos à distância com o controle remoto a chave.

Elasticidade
O motor é o mesmo 1.8 flex de 139/140 cv (cavalos) e torque de 17,5 kgfm/17,7 kgfm, abastecido com gasolina e etanol, na ordem, com ganhos em elasticidade – toque alto a partir de baixas rotações. Dutos de admissão mudaram para melhorar a combustão, enquanto o motor de partida ficou mais leve, menor e mais potente (de 1,2 KW para 1,4 KW).

Todas as versões podem vir com câmbio automático de cinco velocidades. A transmissão também recebeu alterações, como aumento da capacidade do conversor de torque e redução do atrito do pacote de embreagem, outro ponto muito reclamado por proprietários do carro.



São seis opções de cores, incluindo o novo cinza iridium metálico: branco tafetá, cinza paladium metálico, dourado poente metálico, prata global metálico e preto cristal perolizado. A garantia é de três anos.


[saiba mais]
Preços do novo Civic:

LXS MT Flex - R$ 69.700
LXS AT Flex - R$ 72.900
LXL MT Flex - R$ 72.700
LXL AT Flex - R$ 75.900
EXS AT Flex - R$ 85.900

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